domingo, 6 de março de 2011

V Eurogames Manaus

Marque na agenda, dia 13 de março será a quinta edição do Eurogames.
Small World - Imagem do blog E aí, tem jogo?
Depois do recesso de fim-se-ano a Zona Negativa volta ao seu calendário de eventos. E a primeira atividade do ano será o Eurogames Manaus. Na sua 5ª edição o evento irá trazer trazer duas grandes novidades: 7 Wonders da Asmodée e Small World da Days of Wonder.
Hoje tivemos uma excelente matéria sobre o Eurogames postada no caderno Bemviver do jornal A Crítica. Na matéria é comentado o evento e os espaço cada vez maior alcançado pelos jogos de tabuleiro.
Para quem ainda não conhece os Eurogames, esse é o nome dado aos jogos de tabuleiro criados por designer alemães a partir da década de 80 e que espalharam-se pelo mundo a
partir da década de 90. O termo Eurogame e mais comum no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos o termo mais usado para eles é German-Style Bord Game.
Temos uma série de matérias postadas aqui no blog e recomendamos o blog Strategos.
E o que difere os jogos alemães dos demais?
1º) Geralmente tem regras simples. Klaus Teuber, criador do Colonos de Catan, chegou a dizer em uma entrevista que um jogo que não pode ser explicado em 5 min não merece ser jogado.
2º) Tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos).
3º) Alto nível de interação entre os jogadores. Na Europa e Estados Unidos os Eurogames atraem cada vez mais jogadores pelo simples prazer que proporcionam de reunir um grupo de amigos para jogar.
4º) Elementos gráficos atrativos.
5º) Dão ênfase à estratégia e tem baixa dependência de sorte
6º) Pouco conflito direto entre os jogadores e utilizam pouco os temas militares. Alemães evitam temáticas militares em seus jogos. Para substitui-la muitas referências históricas. Muitos dos jogadores produzem disputas entre personagens ou classes sociais.
7º) Normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida. Mais chato que passar quatro horas jogando é ser eliminado logo no inicio do jogo e passar quatro horas vendo os outros jogarem.
Os jogos de tabuleiro voltaram com tudo e são uma tendência de lazer das mais agradáveis e educativas.Os Eurogames são a prova que os alemães estavam certos quando desligaram suas televisões e decidiram que não havia nada melhor do que passar algum de tempo de qualidade com suas famílias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário