quarta-feira, 9 de março de 2011

Amorphis

Sabe aquela sensação de estar ouvindo música boa? Essa é uma das bandas que te faz sentir isso.

A banda foi fundada em 1990 e sofreu grandes mudanças desde então. No início, Amorphis era uma banda de death metal, mas logo foram introduzidos elementos de metal progressivo, música tradicional finlandesa e árabe. Após algum tempo, abandonaram totalmente o vocal gutural, o que lhe fez perder o título de banda de death metal de uma vez por todas.
Tanto as letras como a melodia das músicas são inspiradas na cultura finlandesa. Algumas músicas são inspiradas em poesias clássicas do país, como o Kanteletar e Kalevala.
Mesma vindo da terra do metal, eles conseguem se destacar dentre as bandas de seu próprio país. Eles são considerados uma das mais bem sucedidas bandas de metal da Finlândia, tendo quase todos os seus discos entre os 10 melhores da época em que foram lançados.


No ínicio, a banda era liderada pelo vocalista e guitarrista Tomi Koivusaari (também ex-guitarrista da banda finlandesa Ajattara), que continua na banda ainda hoje, mas como guitarrista apenas. O vocalista da banda desde 2005 é Tomi Joutsen.
A banda lançou, até hoje, 9 discos de estúdio, o último deles em 2009, chamado Skyforger, além de três álbuns com regravações e compilações ao estilo "best of". Também foi produzido um DVD em 2010 chamado Forging the Land of Thousand Lakes.
Existe um fórum brasileiro de fãs, que é um dos maiores fã-clubes da banda no mundo. Para visitá-lo, clique aqui.
Pra finalizar, um vídeo da banda tocando ao vivo uma das minha músicas preferidas, Sky is Mine.





Informações e datas retiradas da Wikimedia Commons (em alemão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário