sábado, 26 de novembro de 2011

10 bibliotecas que você deveria conhecer

Ao longo da história da humanidade nós sempre procuramos formas para consolidar o nosso conhecimento e transmiti-los para as gerações futuras.
Antes da digitalização de documentos e textos eram na bibliotecas que se guardavam boa parte do conhecimento humano.
10. Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher, Toronto, Canada
A Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher é o maior coleção de livros raros no Canadá. A biblioteca é afiliada com a Universidade de Toronto. A coleção inclui numerosas obras notáveis, incluindo Principia de Newton (1687), First Folio de Shakespeare, a Crônica de Nuremberg (1493), e uma tábua cuneiforme babilônica de 1789 aC. A coleção é composta de mais de 25.000 itens.

9. Biblioteca Pública de Nova York
É inspiradora em seu escopo e amplitude. É a terceira maior na América do Norte, tem mais de 50 milhões de itens em sua coleção, e consiste de 87 bibliotecas servindo 3,5 milhões de pessoas.


8. Biblioteca do Parlamento, em Ottawa, Canadá
Biblioteca do Parlamento, em Ottawa, Canadá é tão apreciada por esse país que adorna a parte de trás da nota de dez dólares canadenses. O edifício foi inspirado na Sala de Leitura do Museu Britânico. As paredes da Biblioteca são amparadas por 16 arcobotantes, e a sala de leitura principal tem um teto abobadado. O acervo da Biblioteca é composto por mais de 600.000 itens.


7. Biblioteca Pública de Boston
Foi criado em 1848 e desde então tem crescido a seu tamanho coleção atual de 22 milhões de itens, o que a torna a segunda maior nos Estados Unidos. A Biblioteca Central é composto por dois edifícios, o edifício Johnson eo Edifício McKim. O edifício abriga a coleção McKim da biblioteca de pesquisa e exposições.


6. Biblioteca Nacional de São Marcos, Veneza, Itália
A Biblioteca Nacional de São Marcos é um edifício renascentista e é o lar de uma das maiores coleções de importantes textos clássicos sobre o planeta. A Biblioteca foi construída durante um longo período e começou em 1537. Mas a coleção começou antes, em 1468, quando o cardeal Bessarion doou sua coleção de 250 manuscritos e 750 códices. Em 1603 uma lei foi criada exigindo que uma cópia de todos os livros impressos em Veneza fossem abrigados na Biblioteca Nacional. A Biblioteca hoje detém mais de um milhão de livros.


5. Biblioteca do Vaticano, Vaticano, Roma
Biblioteca do Vaticano é a biblioteca da Santa Sé e uma das mais antigas bibliotecas do mundo. Foi criada em 1475, mas existia em formas primitivas aproximadamente desde o início da Igreja Católica. Detém atualmente mais de 1,1 milhões de livros. A biblioteca possui o mais antigo manuscrito completo da Bíblia, e muitas outras importantes obras medievais.


4. Biblioteca de Livros Raros e Manuscritos da Universidade de Yale, New Haven, CT
É o maior edifício do mundo com propósito de preservação de livros raros e manuscritos. Inclui coleções especiais de vários escritores importantes, como Rudyard Kipling, DH Lawrence, Lewis Sinclair e Joseph Conrad.



3. Sala de Leitura do Museu Britânico, Londres, Inglaterra
A Sala de Leitura do Museu Britânico tem um teto abobadado feito de um tipo de papier-mâché (quero crer que se trata de um erro de tradução!).



2. Biblioteca Bodleiana, Oxford, UK
É a biblioteca da Universidade de Oxford. Foi criada em 1602, tornando-o uma das mais antigas bibliotecas da Europa. A Biblioteca tem mais de 11 milhões de itens, e muitos, muitos itens históricos, incluindo quatro exemplares da Carta Magna, uma Bíblia de Gutenberg, e o primeiro fólio de Shakespeare (a partir de 1623.)



1. Biblioteca do Congresso, Washington DC
A Biblioteca do Congresso é essencialmente a biblioteca nacional dos Estados Unidos e a mais antiga instituição cultural federal nos EUA. A biblioteca é constituída por três edifícios diferentes e é a maior biblioteca do mundo, medida pelo espaço para as prateleira e pelo número de volumes. A biblioteca é aberta ao público, mas como a instituição de pesquisa dos membros do Congresso apenas do Congresso (e juízes da Suprema Corte e alguns outros funcionários do governo) podem tomar livros emprestados. São mais de 32 milhões de livros, mais de 61 milhões manuscritos, um rascunho da Declaração da Independência, uma cópia perfeita em pergaminho da Bíblia de Gutenberg (um dos quatro no mundo), mais de 1 milhão de jornais dos últimos três séculos, mais de 5 milhões de mapas, 6 milhões de peças de partituras, e mais de 14 milhões de fotos e gravuras.


Postado originalmente no site: Livros só mudam pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário