quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman

Quem é o criador de Sandman?
Esqueça o artista “iluminado”, que não precisa se esforçar para criar obras-primas. Na biografia “Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman”, o autor da HQ “Sandman” é apresentado como um operário da cultura pop, um trabalhador que vara noites até conseguir o produto idealizado.
A obra é uma biografia de Gaiman e detalha seus trabalhos e processo criativo. Quem é o criador deSandman? Um gênio criativo de múltiplas faces, que transita entre diferentes mídias com apenas um objetivo: contar histórias. Dos quadrinhos para o cinema, do jornalismo de entretenimento para o romance, o conto, a fábula, a história de terror, e a televisão. 
Inglês radicado nos EUA, Gaiman começou sua carreira como jornalista cultural, chegando até a lançar um livro sobre a banda Duran Duran. 


Quando mergulhou no mundo dos quadrinhos, em 1988, criou a saga Sandman, estrelada por Morpheus (o senhor dos sonhos) e publicada em mais de 70 fascículos pela DC Comics. As trajetórias do criador e da criatura são descritas no segundo capítulo do livro com riqueza de detalhes e muitas informações de bastidores. Indiscutível dizer que a arte de Neil Gaiman quebrou tabus e transpôs fronteiras tidas como invioláveis no mundo da crítica literária, que sempre torceu o nariz para o artigo de bancas chamado HQ. Com “Sandman”, as HQs foram das bancas para as livrarias nobres, atingiu leitores e consumidores refinados e insuspeitados e inaugurou importantes rupturas estéticas a partir da publicação de seu trabalho mais famoso em 1989.
O que veio depois é assunto da continuação da obra. Estão lá as graphic novels (como “A Com dia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch”, de 1994), outros quadrinhos (entre eles, “Os Eternos”, de 2006), os romances (destaque para “Stardust”, de 1997) e os infantis (sendo o mais recente “O Livro do Cemitério”, de 2008). 
 Chama a atenção a quantidade de curiosidades sobre personagens e de análises sobre roteiros – prato cheio para fãs que querem entrar de cabeça nesse universo e entender a obra como se estivessem dentro dela. No fim, os autores fazem uma entrevista de nada menos que 68 páginas com Gaiman. É ler e se sentir quase amigo do artista. Príncipe de Histórias - Os Vários Mundos de Neil Gaiman 
Autores: Hank Wagner, Christopher Golden e Stephen R. Bissette.
744 páginas, 
Formato 15,5 x 22,5 cm, 
Preço: R$ 69,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário