quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sanrio (Parte 1)

Em 2010, a empresa japonesa Sanrio, distribuidora e criadora da Hello Kitty, completa 50 anos.
A Sanrio foi fundada em 1960, por Shintaro Tsuji, com um investimento inicial de 1 milhão de ienes (equivalente a cerca de 20 mil reais). A ideia do empresário era construir um negócio baseado na forte cultura japonesa de dar presentes. Em pouco tempo, a empresa passou a produzir seus próprios personagens para estampar produtos. Em 1971, inaugurou sua primeira loja em Tóquio.
Em 1974, a empresa apresentou ao mundo a Hello Kitty, que viria a ser um dos maiores ícones pop do mundo. O primeiro produto da Sanrio com a personagem foi um porta-moedas, em 1975. Hoje, dezenas de milhares de produtos levam a marca.
Para homenagear, aqui vai uma lista com os personagens mais legais da marca.

Badtz-Maru:
Um pinguinzinho de cabelo espetado. Seu aniversário é no dia 1° de abril (dia da mentira). Ele é um dos poucos personagens da Sanrio direcionado para o público feminino e masculino.
Em Japones, "badtz" (batsu) é um termo para "X", que significa resposta errada. "Maru" significa um círculo ou "O", e significa uma resposta certa. Logo seu nome figurativamente significa "errado-certo" e é frequentemente representado por "XO".
Badtz-Maru foi o mascote oficial do Campeonato Mundial de Basquete, organizado pela FIBA, que aconteceu no Japão.


Chococat
Chococat é um gato preto com grandes olhos, quatro bigodes, e assim como sua correligionária Hello Kitty, não tem boca. Seu nome vem do seu nariz que tem cor de chocolate. Chococat apareceu a primeira vez em 1996 e seu aniversário é dia 10 de maio.

My Melody
My Melody é uma coelha que sempre usa um capuz vermelho ou rosa que também cobre sua orelhas. Seu aniversário é em 18 de janeiro. Assim como Hello Kitty, o seu público inicial foram as garotinhas, mas a sua popularidade cresceu entre mulheres de todas as idades, especialmente na Ásia. De acordo com o The New York Times, esse personagem é "moderadamente bem sucedido" em termos de popularidade, mas não mostra sinais de alcançar a popularidade global da Hello Kitty.
Ela apareceu a primeira vez como a protagonista de uma versão de Chapeuzinho Vermelho. O nome My Melody surgiu a primeira vez em 1976.

Vejá mais personagens em:
Sanrio (Parte 2)
Sanrio (Parte 3)
Sarah ;*

Um comentário: