quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As Expressões Japonesas mais Populares de 2010

A editora Jiyu Kokuminsha divulgou sua lista das 60 frases e palavras mais populares no Japão em 2010.
A editora seleciona anualmente as expressões ligadas ao mundo político, à indústria do entretenimento e às tendências de comportamento que mais tiveram destaque no Japão. Confira algumas das frases e palavras mais curiosas que entraram na lista deste ano:

Yama gaaru (garota-montanha) - Uma tendência para as mulheres no Japão é envolver-se em escaladas, trekking e outros esportes que proporcionam contato com a natureza. A expressão “yama gaaru” designa as garotas que combinam essas atividades com um senso de moda único, ao utilizar leggings coloridas, mini-saias e chapéus estilosos ao sair para uma aventura.
Gorukon - Outra tendência no Japão são os “gorukon” (junção das palavras “gorufu” - golfe - e gookon - encontro às cegas). Trata-se, basicamente, de encontros às cegas em que os participantes jogam golfe.
Ikumen - São homens que têm um papel ativo na criação de seus filhos, uma tendência em alta no Japão.
Tokyo Sky Tree:É o nome do edifício mais alto do Japão. Ainda em contrução, ele alcançou 338 metros em março e ultrapassou a Tokyo Tower. A Sky Tree, que servirá para transmissões digitais, terá 634 metros quando concluída (no fim de 2011).
Nabakari koureisha (idosos só no nome) - Em julho, a polícia japonesa descobriu que o homem mais idoso de Tóquio, Sogen Kanto, que teria 111 anos em 2010, estava na verdade morto. Desde então, as autoridades depararam-se com muitos outros casos de idosos desaparecidos ou mortos - apesar de registrados oficialmente como vivos. Em muitos casos, os parentes continuavam a receber pensões por eles.
Kateinai yatou (oposição em casa) - A primeira-dama do Japão, Nobuko, revelou detalhes sobre a vida doméstica de seu marido, o premiê Naoto Kan, em um livro. Segundo ela, Kan não parece um bom líder, não tem interesse em moda e não sabe cozinhar. Em razão das críticas, Kan disse que costuma chamar a esposa de sua “oposição em casa”.


Confira mais expressões em alta no japão no site da Made in Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário