quinta-feira, 15 de março de 2012

H. P. Lovecraft

Em 15 de março de 1937, morreu o escritor H. P. Lovecraft. 

Lovecraft, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. Howard chamava seu próprio estilo de "cosmicismo" ou "terror cósmico", partindo do principio de que a vida e tudo que a ela se está atrelado são conceitos inconcebíveis pela mente humana, o que torna o universo fundamentalmente alienígena.
Teve poucos leitores durante sua vida, mas essa quantidade cresceu consideravelmente com o decorrer das décadas, tendo sido influência para vários escritores, entre eles, o ensaísta, poeta e contista Jorge Luís Borges, grande fã da obra de Lovecraft.



Muito na obra de Lovecraft foi baseado em seus constantes pesadelos, o que faz com que simbolismos sejam marcantes em todos os seus escritos.
O único objetivo de Lovecraft com seus textos é apavorar o leitor, após te-lo carregado para o seu mundo, aonde um panteão de horrores antigos e divindades ancestrais estão sempre a um passo de destruir tudo que conhecemos como universo real e compreensível. Geralmente, a narrativa dos textos está em primeira pessoa, o que gera no leitor uma empatia maior em relação ao personagem.
Os principais recursos temáticos utilizados por Lovecraft são:Conhecimento proibido,influencias não-humanas sobre a humanidade, destino (e como os personagens não podem se livrar dele), ameaça constante, religião, entre outros.
Um dos aspectos controversos a respeito de Lovecraft era o racismo claro e discernível em seus livros. Howard não tomava os brancos como melhores que as pessoas de outras etnias, mas tinha os ingleses e seus descendentes como superiores a todo o resto. Apesar de isso soar estranho e até rude ao leitor moderno, muitos críticos acreditam que esse é um detalhe pequeno demais para desmerecer o gênio criativo de Lovecraft.
Além disso, o seu "preconceito" tinha um pressuposto muito mais cultural do que biológico, já que tinha todos com padrões de cultura ocidental como seus semelhantes, e casou-se com uma judia já que ela vinha de um povo "que havia assimilado bem a cultura". 
August Derleth criou, após a morte de Lovecraft, a expressão Cthulhu Mythos para definir o conjunto dessa mitologia formada por horrores ancestrais. Outra grande contribuição de Lovecraft para a literatura fantástica de terror foi a criação do Necronomicon, talvez  o artefato místico mais explorado na literatura desse gênero até hoje. O Necronomicon é um grimório onde estão descritos rituais para ressurreição dos mortos, contatar seres sobrenaturais, viajar entre as dimensões, trazer a terra divindades banidas e aprisionadas, etc. Apesar da insistência de Lovecraft acerca da não existência de nenhum Necronomicon vários de seus fãs lhe enviavam cartas inquirindo-lhe acerca da atual localização do livro, tal a verossimilhança com a qual escreveu sobre ele. Muitos falsos Necronomicons surgiram, desde então.
H.P. Lovecraft escreveu ainda um pequeno e importante livro chamado "O Horror Sobrenatural na Literatura",  que apesar de 70 anos terem se passado desde sua publicação, continua sendo um importante ensaio sobre o gênero, mesmo o surgimento de gênios do gênero como Stephen King.
Lovecraft nunca chegou a receber o diploma do ensino médio, devido a sua frágil condição de saúde, mas era um leitor voraz, graças a influencia de seu avô materno, que lhe apresentou clássicos da literatura como a Ilíada e o introduzia a literatura de terror.
Após iniciados os seus trabalhos, Lovecraft se correspondia com vários outros escritores, entre eles seu amigo pessoal Robert E. Howard, criador de Conan, o Bárbaro. Quando soube da notícia do suicídio do amigo em 1936, ficou profundamente abalado. Lovecraft morreu um ano depois em decorrência de um cancro intestinal aos 46 anos.



Um comentário:

  1. Pode ser meio tardio, mas...

    A mais de 75 anos após sua morte.
    Seu mundo bizarro, continua a nos assombrar nos dias de hoje.

    ResponderExcluir