sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cobertura da 1a Mostra Cosplay

"UAU!!!"
Essa é a primeira expressão que me vem à mente quando alguém fala da 1a Mostra Cosplay, que aconteceu durante esta 3a feira, dia 10 de janeiro, durante a Programação de Férias do SESC-AM. 

A proposta foi ousada: Ignoramos todos os padrões e fórmulas já utilizadas nos eventos da cidade. Decidimos que iríamos fazer algo novo. Novíssimo. Decidimos criar. 
Fizemos uma convocação aos possíveis participantes do evento. Perguntamos: "O que você sente falta? O que você quer ver?" Apesar de nossas limitações, tentamos por em prática a maior parte das sugestões. E não é que deu certo?
Outra atitude extremamente ousada (para não dizer arriscada) foi fazer um evento gratuito. Como conseguir espaço, som, pessoal para trabalhar...etc? Ninguém disse que ia ser fácil, não é? Pois é, foi tudo, menos fácil. Mas nós contamos com vários grupos que, assim como nós, queriam fazer algo diferente, novo e que tivesse a cara de cada um deles. Fazer um evento com o jeitinho do público. 

Essa foi a parte mais legal: A proximidade e transparência com que tudo foi feito. Reunir a organização e gente que nunca organizou nem bingo de quermesse e juntar todas as idéias. Reunir grupos que nunca se viram e fazer todo mundo sentar e pensar no que iria ser efetivo ou não no evento. Isso tudo levando em conta que muita gente que nunca viu um anime iria aparecer por lá. Trabalhoso né?
E então, chegou o dia! Dia 10 de janeiro, uma terça chuvooooosa (com todos esses o's mesmo, era chuva pra S. Pedro nenhum botar defeito). Medão batendo, todo mundo achando que não ia dar ninguém... Mas peraí! Começou a chegar gente!!!



Não é que todo mundo acreditou no projeto? Comprou a ideia desse evento e foi lá, saiu de casa no meio da semana, debaixo de chuva, levou sua fantasia e foi ver no que ia dar.
E sabe no que deu? Conseguimos levar cerca de 1000 pessoas aos 3 espaços que o Sesc nos cedeu. O palco foi tão disputado, que duas das palestras e um dos games programados acabaram sendo cancelados e transferidos para o próximo evento. Nossos apresentadores (que também nunca haviam estado sobre um palco), conquistaram o público. A exibição mostrou que foi muito acertada nossa decisão de colocar pessoas apaixonadas por animes para organizar e selecionar o que seria exibido. Os cosplayers? Compareceram em peso! Subiram todos ao palco, deram entrevista coletiva, se apresentaram, tiraram várias gargalhadas do público (não é mesmo, Tobi I e Tobi II???) e principalmente, se divertiram.
A maior lição que eu pessoalmente tiro desse evento é que Diversão, Lazer e Cultura não são produtos, para serem comprados ou vendidos. Eles podem ser conseguidos em um evento feito com um espaço emprestado, um grupo de amigos e várias ideias. 


Outra lista imensa é a de agradecimentos: O Sesc-AM, por acreditar, desde quando esse projeto era só um embriãozinho em nossas cabecinhas (eles podiam muito bem ter achado que nós eramos só um grupo de moleques querendo um lugar para fazer uma festinha, mas eles viram além. Viram todo o potencial que isso tinha e comemoraram conosco o sucesso do evento). O blog Gyabbo! (representado pela pessoa do Denys Almeida) e o Anime Sharing Day, por cuidarem com tanto carinho da exibição e darem o devido valor a essa parte tão importante do evento. À Gabriella Almeida, nossa, muito obrigada! Aonde uma fotógrafa tão boa ia se oferecer para tirar fotos DE GRAÇA dos participantes de um evento? Juro que vamos fazer de tudo para dar um suporte muito muito muito melhor no próximo, você merece! O Clã Akatsuki Cosplay, gente, vocês foram, sem exagero nenhum, boa parte da alma do evento. Eu poderia escrever um texto só falando o quanto vocês todos são uns fofos. 
O Wilian, o Lincoln, o Léo Wolverine e até o Dérek também, que ficaram no palco, deram a cara pra bater, encararam um auditório cheio de gente e conseguiram. Foram os apresentadores mais empáticos que eu já vi! Areka, Peace Maker e todos os Cosplayers; Sério, não é babação de ovo, puxação de saco ou seja lá o que for: A Mostra Cosplay foi planejada e feita pra vocês e só pra vocês. Foi lindo ver aquele palco cheio, ver o quanto vocês estavam felizes! Até eu me empolguei e vou virar cosplayer (Hahaha, mas isso é outra história)!!! 
Agradecemos também ao Leonardo Tamietti, que mostrou para todos que essa história de "Eu sou pró-evento-x", "Sou contra-evento-y" só existe na cabeça de algumas pessoas. Manaus tem espaço e público para dois, e porque não, mais eventos! É só fomentar público e espaço, e é o que estamos fazendo, right? E muito obrigado ao público todo, que foi muito gentil, e mostrou que podemos unir vários hobbies em um só lugar.
Outras Mostras virão, já está confirmado! Aguardem só mais um pouquinho, logo anunciaremos as datas. Contamos com todos vocês novamente, nesse mesmo espírito de amizade e colaboração.
Dōmo arigatō gozaimashita! Hihi *-*

5 comentários:

  1. Gostei muito. Apesar de não ter ficado mais tempo. Praticamente cheguei no final XD.

    ResponderExcluir
  2. huhuhuhuhuhuh
    ae marcelo aqui tobi
    3º lider Clã Akatsuki Cosplay

    fiquei com vergonha agora dessa da gente ser a alma do evento

    Obrigado por TUDO Zona Negativa

    vcs são foda =D (no bom sentido é claro rsrsrs)

    ResponderExcluir
  3. Essa mocinha na cadeiras de rodas (Camila Carvalho) é minha filhota.. cosplay confeccionado diretamente de brasília-DF.. ficou linda.. se tiverem mais fotos dela, ficaria agradecida se me enviassem. kellanjos@gmail.com. ;c)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Kelly,
      Já passei seus emails para os fotógrafos que regristraram o evento e pedi para eles entrarem em contato com você.
      Esperamos a Camila na próxima edição.
      Cordialmente,

      Evaldo Vasconcelos

      Excluir
    2. Sem dúvidas ela estava muito linda^^
      Parabéns.

      Excluir