terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os 10 Jogos de Videogames Mais Vendidos


Uma coisa é fato: a Nintendo domina essa lista – todos os 10 games mais vendidos da história são da empresa.
Só no 14º lugar a hegemonia da empresa japonesa é quebrada, com o game Grand Theft Auto: San Andreas, da Rockstart Games para PlayStation 2. O console que mais se dá bem é o Wii, com 4 recordistas; logo depois vem o saudoso Game Boy (culpa dos Pokémons). Vamos logo aos números (porque estamos doidos para jogar o Wii aqui na redação):

10º Wii Fit (Wii), Nintendo: 22.58 milhões de vendas - lançamento: dezembro de 2007 no Japão; maio de 2008 nos EUA
O objetivo do jogo é fazer a família inteira se exercitar junta. Tem cerca de 50 atividades diferentes, divididas em 4 categorias: Yoga, exercícios de equilíbrio, aeróbica e exercícios físicos, como flexões. Ele vem acompanhado pelo Wii Balance Board, uma plataforma com sensores de pressão que permite analisar o peso e as habilidades atléticas do jogador. Quem diria que Yoga poderia virar game um dia, né? O Wii deu fim àquela história de que os videogames promovem o sedentarismo.

9º Mario Kart Wii (Wii), Nintendo: 22.73 milhões de vendas - lançamento: abril de 2008 nos EUA e no Japão
A versão para Wii do nosso game de corrida favorito vem com o Wiiwheel, um volante que dá a sensação de que estamos dirigindo um carro de verdade. O esquema do jogo é o mesmo das outras versões: disputamos uma corrida na pele de um dos personagens da turma do bigodudo Mario e vamos recolhendo pelo caminho itens para nos proteger ou atacar os rivais – cascas de banana, cogumelos, cascos de tartaruga.

8º Pokémon Gold / Silver Version (GB), Nintendo: 23,10 milhões de vendas - lançamento: novembro de 1999 no Japão; outubro de 2000 nos EUA
São dois jogos em um mesmo cartucho para Game Boy Color da série Pokémon, que trouxeram 100 novos monstrinhos para se juntar aos 151 originais de Pokémon Red, Blue e Yellow – incluindo novas espécies que apareciam só de dia ou só de noite. Outra novidade que apareceu aí foi a possibilidade de cruzar pokémons para obter outros.

7º Nintendogs (DS), Nintendo: 23,80 milhões de vendas - lançamento: abril de 2005 no Japão; agosto de 2005 nos EUA
Nova versão dos tamagotchis, o game permite que você crie e eduque um cachorrinho desde a infância até a fase adulta. O legal é que dá para ensinar truques ao bichinho por meio da tela sensível ao toque e, depois que ele aprendeu, você pode usar o microfone para ordenar verbalmente o que ele deve fazer.

6º Wii Play (Wii), Nintendo: 27,65 milhões de vendas - lançamento: dezembro de 2006 no Japão; fevereiro de 2007 nos EUA
O Wii Play tem 9 mini-jogos que para você jogar sozinho ou com mais uma pessoa. Você pode montar o seu personagem em 3D no Mii Chanel e se esbaldar no tênis de mesa, pescaria e sinuca, entre outros esportes menos convencionais. Em um deles, o jogador anda em uma vaca e deve percorrer o maior percurso possível enquanto desvia de obstáculos.

5º Duck Hunt (NES), Nintendo: 28,31 milhões de vendas - lançamento: abril de 1984(!) no Japão; outubro de 1985 nos EUA
O game mais velho da lista é simples: basta atirar nos patos que aparecem na tela para ganhar pontos. Ele foi um dos títulos que acompanhavam a venda do primeiro console da empresa e, apesar de ter recebido uma resposta negativa dos críticos, foi bem recebido pelo público. Atualmente, ganhou uma versão para Wii.

4º Tetris (GB), Nintendo: 30,26 milhões de vendas - lançamento: junho de 1989 no Japão e nos EUA
Quem nunca passou horas a fio brincando com o clássico e viciante jogo em que você precisa encaixar as peças de diferentes formatos que vão caindo? O game já ganhou versões para DC, iPhone, NES, PSN, mas nenhuma fez tanto sucesso como essa mais simples para o Game Boy. Curiosidade: um estudo mostrou que a possível causa para o Tetris ser tão viciante é o fato de não haver fórmulas ou truques que possam ser aprendidos para solucioná-lo. Mesmo que você jogue mil vezes, todas as partidas repetirão o mesmo grau de dificuldade.

3º Pokémon Red / Green / Blue (GB), Nintendo: 31,37 milhões de vendas - lançamento: fevereiro de 1996 no Japão; setembro de 1998 nos EUA
Os primeiros games da série Pokémon foram os mais vendidos da história dos portáteis. No game, em formato RPG e jogado em terceira pessoa, você controla um garoto que inicia uma jornada para se tornar um mestre Pokémon. O objetivo é treinar seu Pokémon e derrotar outros para ganhar pontos de experiência que melhoram suas habilidades.

2º Super Mario Bros. (NES), Nintendo: 40,24 milhões de vendas - lançamento: setembro de 1985 no Japão e outubro do mesmo ano nos EUA
No segundo jogo da série que inspirou vários outros games e ajudou a fixar o estilo de de correr e pular entre plataformas e obstáculos, o encanador Mario precisa explorar o Reino do Cogumelo atrás de Bowser, que raptou a Princesa Peach. O game, que costumava vir junto com o Nintendinho e foi incluído em Mario All Stars, do Super NES, ficou por muito tempo em primeiro lugar nessa lista, mas foi superado por…

1º Wii Sports (Wii), Nintendo: 64,45 milhões de vendas - lançamento: dezembro de 2006 no Japão e novembro nos EUA
So long, Mario. O game mais vendido da história agora é o Wii Sports, que costuma já vir junto com o console. Ele faz com que você levante do sofá para jogar boliche, boxe, golfe, tênis e beisebol, e o Wii Remote ganha o papel de raquete e taco (e precisa ser segurado firme para não mandá-lo voando para a tela da sua TV). É esse o game que mais distrai a gente aqui na redação quando sobra um tempinho (o que é raro).



Por Ana Carolina Prado para o blog da Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário