terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Song of Ice and Fire (Parte 2)

Editora Leya divulga capa do primeiro volume da saga de George R. R. Martin.
Ontem, segunda-feira, foi divulgada pela editora Leya a belíssima capa de "A Guerra Dos Tronos" (clique na imagem para vê-la ampliada), o primeiro volume da série Crônicas De Gelo e Fogo, do escritor americado George R. R. Martin.
A arte da capa é fantástica e recebeu diversos elogios no Twitter.



Confesso que estou curioso para ler um trecho do livro, pois a tradução dos títulos me deixou com uma pulga atrás da orelha.
A Game of Thrones virou A Guerra dos Tronos e A Song of Ice and Fire foi traduzido como As Crônicas de Gelo e Fogo. Purismo a parte, as traduções não alteram os sentido das expressões originais mas simplificam-nas ao extremo tirando-lhes sua poesia.
Metáforas são comuns em todas as línguas, mas nas germânicas há uma figura de linguagem chamada Kenning que na sua forma mais simples, compreende dois termos, um dos quais (a 'palavra-base') é relacionado com o segundo formando um significado que nenhum dos termos possui individualmente. Por exemplo, em inglês antigo o mar podia ser chamado seġl-rād 'caminho da vela' ou swan-rād 'caminho do cisne'. As montanhas dos falcões era um kenning para os braços, baseava-se no hábito da realeza possuir falcões amestrados que carregavam sobre os braços. Não estou afirmando que R. R. Martin tenha utilizado kennings para criar o título da série e do primeiro livro, mas com certeza a tradução feita reduziu demasiadamente o seu simbolismo.
Espero que isso não seja um presságio de que o tradutor esteja subestimando a capacidade de interpretação do leitor brasileiro coisa que o autor não fez com o público americano.
Com uma obra de tal porte nas mãos de uma editora que prima pela qualidade como a Leya, provavelmente, detalhes menores como este não reduzirão o brilhantismo do lançamento.
Aguardamos ansiosos.


2 comentários:

  1. eu gostaria de saber se vocês vão vender este livro?? ae na zn por favor me respondam

    ResponderExcluir
  2. Pretendemos ter a venda sim. Mas ainda não foi divulgada a data de lançamento.
    Por enquanto já temos os jogo de tabuleiro a venda: http://znloja.blogspot.com/2010/08/jogos-de-tabuleiro-venda-na-loja.html

    ResponderExcluir