segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Song of Ice and Fire (Parte 1)

A Song of Ice and Fire(Uma canção de Gelo e Fogo) é uma série de fantasia para adultos iniciada em 1991.
Vencedora do Locus Award, e indicada ao Nebula, ao Hugo, ao Ignotus, ao British Fantasy Award e ao World Fantasy Award, reverenciada por nomes como Neil Gaiman e Bernard Cornwell, e transformada em cenário de jogo de tabuleiro, card game, RPG de mesa, videogame e série da HBO, A Song of Ice and Fire é uma série devastadora.
Seu autor George R.R. Martin é um escritor grandioso e um roteirista que trabalhou por mais de dez anos em Hollywood. Embora seja possível reconhecer certo débito para com obras como O Senhor dos Anéis, de Tolkien e The Dragon Masters, de Jack Vance, a série ASoIaF difere destas outras pelo uso diferenciado da linguagem ficcional e pela abordagem mais incisiva de elementos reais em detrimento da fantasia.
É uma série de fantasia tão espetacular e popular na Europa e EUA, que muitos (muitos mesmo) a consideram a melhor série de fantasia de todos os tempos, mais até do que “O Senhor dos Anéis”.
A série conta a história de um continente chamado Westeros, dominado pelos Sete Reinos. O local é uma espécie de mega Inglaterra medieval do tamanho da América do Sul. Esse continente está separado do outro por um mar estreito (que por sinal remete ao Canal Da Mancha) e possui uma barreira (The Wall), que separa o mundo civilizado do mundo selvagem.
O clima é um personagem à parte, o verão e o inverno podem durar anos (até mais de dez anos!), e as pessoas têm de se preparar e adaptar suas vidas a isso.

“A Game of Throne”, o primeiro volume, é sobre a disputa de uma grande nação após a morte do rei Robert, e de toda intriga que envolve uma disputa desse porte, com aliados, inimigos, herdeiros e filhos bastardos.
Se antes havia Sete Reinos, hoje um único governa a todos na Dinastia dos Targaryen e se senta no Trono de Ferro.
Essa monarquia foi formada a base de muito sangue e dizimou quase todos os outros reis, dando origem a uma nova monarquia unificada, porém frágil e instável.
E é essa fragilidade que dará origem ao “Jogo de Tronos” do título do primeiro livro da série.
Com todo este referencial era uma pena que a série estivesse na lista de grande livros não disponíveis em português. Mas um fato mudou esta situação recentemente, um hobbit... Ops, hitória errada. Na verdade foi o canal HBO, que comprou os direitos do livro e já começou a produção do seriado baseado na série.


Com isso a editora Leya adquiriu os direitos do livros para a lingua portuguesa e já começou a tradução da obra.
Para ler uma sinopse mais detalhada da série recomendamos o site Fantastik.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário