sábado, 6 de fevereiro de 2010

Continuações para Watchmen?

Rumores sobre continuações ou prelúdios de Watchmen existem desde que a obra foi lançada, e ressurgem de tempos em tempos. Mas, segundo o site Bleeding Cool, tais rumores estão perto de deixarem de ser apenas rumores.
Rich Johnston, fofoqueiro de plantão, responsável pelo site e cheio de contatos na indústria americana de quadrinhos, afirma que a continuação de Watchmen nunca foi realizada graças a Paul Levitz, que recentemente deixou o cargo de Presidente da DC Comicspara voltar a escrever alguns títulos da editora.
Levitz, apesar de fortes diferenças com Alan Moore, o escritor de Watchmen, sempre acreditou que retomar a trama poderia desrespeitar a vontade de Moore e Dave Gibbons, o desenhista da obra, o que consequentemente atrairia a fúria de fãs e críticos.
Agora, segundo Johnston, o editor-chefe Dan Didio pretende enfim criar derivados de Watchmen. E derivados no plural mesmo, pois parece que Didio planeja minisséries com prelúdios e até spin-offs em revistas mensais.
Mas, antes de qualquer coisa sair do papel, ainda existem alguns impedimentos. Contratualmente, a DC é obrigada a primeiro oferecer qualquer projeto ligado a Watchmen a Moore e Gibbons. Se eles não quiserem nada com o trabalho, aí sim a DC pode fazer o que quiser, e parece que Didio já está se preparando para isso, conversando com alguns profissionais sobre o assunto.
Algumas coisas devem ser consideradas: em primeiro lugar, não existe nenhuma confirmação sobre o assunto, não importa o tamanho do barulho que ele causou pelo mundo. É claro, Moore, revoltado do jeito que é, mesmo que incrivelmente talentoso, vai reclamar sem parar por meses, mesmo que nada disso seja verdade.
Mas vale lembrar que tanto Moore como Gibbons quase fizeram uma nova mini pouco depois do lançamento da obra original, tendo até se envolvido com um RPG que tenta expandir um pouco o universo de Watchmen.
O próprio filme lançado recentemente demorou muitos anos para ser realizado, em parte pelas brigas entre Moore e a DC. Tais brigas chegaram até a abortar uma linha de bonecos da DC Direct baseada na série em quadrinhos, o interessante é que os bonecos chegaram até a serem divulgados antes do cancelamento da linha.
E se engana quem acha que os personagens de Watchmen nunca mais apareceram nas páginas dos quadrinhos. Houve uma sátira na HQ do Questão, e com a recriação recente do Multiverso, muito se falou sobre uma das 52 Terras existentes ser a deWatchmen. Oficialmente, nenhuma delas é, mas mesmo assim o Dr. Manhattan tem uma breve e discreta aparição na minissérieContagem Regressiva: Arena, que resultou em sua morte! Uma versão alternativa de Manhattan, um tipo de amálgama com oCapitão Átomo, personagem no qual foi inspirado, apareceu na minissérie Superman ao Infinito.
Ironicamente, enquanto todos devem culpar o filme por reascender o interesse numa continuação, basicamente todos os envolvidos na produção garantiram que, além de não terem contratos para novos filmes, não pretendem participar se a oportunidade surgir.
Considerada por muitos como a história definitiva de super-heróis, Watchmen tem roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons. A história foi publicada pela DC Comics nos anos de 1986 e 1987 e mostra um mundo com vários vigilantes uniformizados, mas com somente um herói com superpoderes. Intrigas, política, metáforas e personagens complexos compõem um verdadeiro clássico, que mistura perfeitamente super-heróis e o clima da Guerra Fria.
Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário