domingo, 19 de junho de 2011

Manaus Comic Con - Palestrantes

Conheça os nosso convidados para as palestras do Manaus Comic Con
Alexandre Callari
Alexandre graduou-se em Letras. É escritor, tradutor, palestrante e aficionado por cinema e quadrinhos. Trabalhou com música e artes marciais.
Autor dos livros Brincando de Escrever (Ed. Plêiade – 1999), Evolução é uma Opção (K2 – 2009), O Dilema da Desatenção (Editora Renata Jardini – 2010), Quadrinhos no Cinema (Ed. Évora – 2011) e Apocalipse Zumbi – Os Primeiros Anos (Ed. Évora – 2011);
Colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis (Ed. Europa) e do blog Soc!Tum!Pow!;

Proprietário de uma coleção de 11 mil quadrinhos antigos, Callari viaja frequentemente pelo país fazendo exposições de suas edições raras. É editor e apresentador do site Pipoca & Nanquim, onde faz o que realmente adora: falar de cinema e de quadrinhos.
Temas de sua palestra no Manaus Comic Con:
Sábado

- Como Publicar Seu Livro: desde a preparação do projeto, até a apresentação para a editora
Domingo
- Super-Heróis no Cinema: a história deste subgênero desde a década de 30, culminando nas produções atuais e na promoção do livro Quadrinhos no Cinema


Valéria Fernandes
Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Estudos Feministas e de Gênero. Participa do GEFEM – Grupo de Estudos Feministas – da UnB e é colaboradora do PEM – Programa de Estudos Medievais – da UFRJ. Leciona História no Colégio Militar de Brasília e é professora da faculdade Teológica Batista de Brasília.
Ex-redatora da revista Neo-Tokyo e do site Anime Pró. Escrever artigos, resenhas e matérias em seu site Shoujo House e em seu blog pessoal Shoujo Café, além de diversos artigos publicados e diversos sites e blogs sobre mangá e utilização pedagógica de quadrinhos.
É a maior referência nacional em shoujo mangá (A designação do mercado japonês para os quadrinhos escritos para o público feminino).
Temas de sua palestra no Manaus Comic Con:
Shoujo: O Universo do Mangá Feminino: O que é Shoujo Mangá, 
O Papel de Osamu Tezuka, E as Mulheres se tornam autoras, Os Anos 1970 e a revolução do Shoujo Mangá, Sailor Moon e a popularização dos Mangás Femininos, Girlpower: o boom dos mangás no Ocidente e Shoujo Mangá no Brasil: Algumas reflexões


Mário Orestes
Nascido em 7 de julho de 1972, em Manaus, Amazonas.
Premiado em 1º lugar no I Salão de Humor e Quadrinhos (Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas / 1999);
Premiado em 1º lugar no II Salão de Humor e Quadrinhos (Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas / 2001);
Lecionou Desenho de Histórias em Quadrinhos (SESI) e Desenho Japonês - Mangá (Centro Cultural Cláudio Santoro);
Foi um dos fundadores do Clube dos Quadrinheiros de Manaus com o qual organiza exposições, palestras, oficinas, encontros e amostra de vídeos desde 1992;
Em 2006 organizou e lançou o livro Clube dos Quadrinheiros - As Melhores Histórias, pela Editora Valer;
Presta serviço voluntário a Organizações Não Governamentais desde 2002;
Dirige, produz e apresenta o programa Vertical Classic Rock na web radio Vertical, todos os sábados das 14:00 as 16:00 (horário Manaus) desde agosto de 2010.
Temas de sua palestra no Manaus Comic Con:
Domingo
História do Clube dos Quadrinheiros de Manaus

Os horários das palestras serão informados neste post. Acompanhe as atualizações.

2 comentários: