quinta-feira, 5 de maio de 2011

Groo Vs Conan

A Dark Horse Comics lançará em julho uma minissérie de quatro partes que reunirá dois grandes guerreiros dos quadrinhos: Groo, o errante e Conan, o bárbaro.
Segundo Sergio Aragonés, Groo versus Conan terá dois desenhistas: Thomas Yates ilustrará Conan e o próprio Aragonés desenhará Groo.
O cartunista mexicano confirmou que as duas primeiras edições de Sergio Aragonés´ Groo vs. Conan estão prontas e que a minissérie, que terá quatro números, será lançada, provavelmente, na convenção de San Diego deste ano.
A história, que vem sendo trabalhada desde 2007, mostra o próprio Aragonés levando uma pancada na cabeça enquanto tenta defender uma comic shop que está prestes a ser demolida. Atordoado, ele começa a pensar que é o verdadeiro Conan, mas, já no mundo da fantasia, se depara com o bárbaro verdadeiro e descobre que ele está sendo contratado pelas pessoas do mundo de Groo para defendê-las contra o Errante.
Os desenhos foram divididos entre Aragonés e Thomas Yates, que faz a arte referente a Conan. As páginas apresentam um resultado interessante da arte cartunesca de Aragonés, que fez o layout de toda a história, com os desenhos mais realistas de Yeates.
Groo foi criado por Sergio Aragonés, em colaboração com Mark Evanier, no começo dos anos 80 e é um dos personagens independentes mais bem-sucedidos dos Estados Unidos. O título já foi publicado pela Pacific Comics, Eclipse Comics, Epic Comics (Marvel), Image Comics e Dark Horse Comics. O personagem é uma paródia a Conan, o Bárbaro, e juntamente com sua galeria de personagens atingiu uma popularidade que dura até hoje.
Aqui no Brasil, Groo surgiu em 1989, em uma Graphic Novel pela Editora Abril. No ano seguinte, ganhou um título mensal, que perdurou até 1992. Depois foi publicado e reeditado em edições especiais, minisséries e compilações, pela Abril, Pandora Books, Opera Graphica e Mythos.

Conan é um personagem de Robert E. Howard, criado em 1932 e, inicialmente aparecia em contos publicados na revista pulp Weird Tales. No começo dos anos 70, a Marvel Comics começou a publicar a versão em quadrinhos do personagem que o imortalizaria pelas ilustrações de capa de Frank Frazetta e pelos quadrinhos de Barry Windsor-Smith e John Buscema.
Através dos anos, foi publicado em várias editoras nos EUA, atualmente pela Dark Horse.   
O personagem também ganhou duas adaptações para o cinema, estreladas por Arnold Schwarzenegger; além de uma série para TV com atores e outra animada. Atualmente suas histórias são publicadas no Brasil pela Mythos Editora.
Conan nasceu na Ciméria, em um período de tempo conhecido como Era Hiboriana, uma época pré-glacial anterior ao registro da história conhecida. O bárbaro foi escravo, saqueador, pirata, mercenário, tendo enfrentado todo tipo de criaturas, feiticeiros, vampiros, demônios, lobisomens e até mesmo seres de outras dimensões. Por fim, Conan se torna o rei da Aquilônia, uma das mais altivas e poderosas nações hiborianas, posto que, já em idade avançada, deixa para seu filho, voltando a se aventurar mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário