domingo, 8 de maio de 2011

Landlord's Game

A bizarra história por trás do jogo de tabuleiro mais popular do mundo.
Nem todo mundo tem noção do quão bizarra é a origem do Landlord's Game, o precursor do Banco Imobiliário/Monopoly. O jogo foi criado, na verdade, para ensinar os males do capitalismo, com ênfase nas grandes empresas, e promover o Georgismo, um tipo de filho bastardo do socialismo e do capitalismo, criado pelo economista e reformista agrário norte-americano Henry George. A doutrina opunha-se às propriedades privadas de terra e pretendia trocar todas as taxas e tarifas por um imposto único sobre o uso da terra. Suas crenças conseguiram mover algum interesse para si recentemente graças a Matthew Bellamy, vocalista, guitarrista, líder da banda Muse e Georgista ardoroso.
E tudo isso começou com Lizzie Magie, mostrada abaixo numa foto:
A designer do jogo, Lizzie Magie, era uma seguidora apaixonada de Henry Geroge, e criou o “Landlord's Game”(Jogo de Senhor de Terras, numa tradução livre) para ilustrar (um tanto pobremente) as idéias de George. Lizzie obviamente não era tão boa em questões de retórica e coerência, já que a pessoa que possuia mais monopólios e propriedades na verdade era o vencedor do jogo, o que só provava que ser um barão da borracha ou senhorio de vários cortiços da periferia era muito legal e que você deveria começar a sua carreira de explorador dos mais humildes o quanto antes.
Henry George e Karl Marx se odiavam mutuamente, afinal de contas, a definição de George para socialismo deve ter feito Marx bufar. George não tinha problemas com o livre comércio e não odiava o capitalism tanto assim. Monopólios e latifundiários, no entanto, o levavam à loucura. George não era um excêntrico empolgado com idéias malucas e incoerentes, pelo contrário, muitas de suas sugestões são bases do discurso Distributista. Ele não acreditava que o Estado deveria possuir terras, na verdade, não só o Estado: Ele acreditava que ninguém deveria possuir terras. Em contraste com os ideais de Marx e Engels, George partia de uma linha de pensamento sensível e moderada, mesmo que suas idéias fossem inaplicáveis.
O jogo de Lizzie, como propaganda socio-política, foi (lançando mão de todos os eufemimos possíveis) de fraco para medíocre, pelo contrário, ele ajudou a ensinar gerações de aspirantes a capitalistas sobre os encantos do dinheiro fácil. Como você pode ver pelo seu design original, isso provavelmente não era o que Lizzie planejava. (Aquele círculo no canto superior-direito mostra a Terra circundada pela frase: “Labor Upon Mother Earth Produces Wages.”(“O trabalho sobre a Mãe Terra produz um pagamento” numa tradução livre. Isso mais tarde foi substituído por uma palavra muito mais cativante: "Go.")
Patentes mostram a evolução do jogo de Magie mostra. Esse é o primeiro esboço do Landlord's Game em 1904:
E aqui a versão original:

A revisão de patentes de 1924 (que foi registrada sob seu nome de casada Elizabeth M. Phillips) que adicionou o conceito de monopólios propriamente ditos pela primeira vez.
A versão de 1924.
Em 1932, Dan Layman criou Finance (publicado por Knapp Electric) que foi uma das últimas evoluções.

Finalmente, Charles Darrow tirou vários elementos do jogo e criou o Monopoly:

Essa é uma das primeiras versões do Monopoly de Darrow, datando de 1933com o tabuleiro é redondo!


Postado originalmente no: blog Strategos

Nenhum comentário:

Postar um comentário