segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Hasbro Lança Versão Brasileira do Risk


Foi lançado em novembro de 2009 pela Hasbro Brasil o clássico game de estratégia militar Risk.
Inspiração para o mais conhecido por aqui War, o jogo de tabuleiro criado em 1957 por Albert Lamorisse e fabricado pela Grow (na verdade o War semipirateou o Risk).
A Hasbro, está relançando diversos jogos que foram lançados no Brasil sem crédito dos originais americanos. Outros casos recentes, encontráveis nas lojas de brinquedo: Monopoly (Banco Imobiliário), Game of Life (Jogo da Vida), Clue (Detetive) e agora Risk. Antigamente, o Brasil era um canto meio isolado do mundo e com a questão dos direitos autorais, especialmente em jogos de tabuleiro, bem bagunçada. O pessoal daqui pegava a ideia original, mexia um bocadinho de coisas e lançava com outro nome.
A versão que chegou ao país é a mais recente com novo visual e regras modernizadas, que permitem planejamento mais dinâmico e execução das estratégias militares. Essas novidades reduzem o tempo de jogo para 90 minutos.
O tabuleiro é praticamente idêntico, as regras nem tanto. Ao contrário de War, a defesa sempre rolará no máximo dois dados (aumentando as chances do ataque). Na hora de movimentar as tropas no fim do turno, o jogador só pode deslocar um exército (podem ser várias pecinhas) de A para B. Ao conquistar um território, é possível passar todas as peças para lá, tornando possível fazer uma ofensiva rápida e devastadora.
Os objetivos são abertos, e todo mundo tenta fazer o que é mais fácil (dada a posição no mapa) naquela partida. Quem completar 3 (são 8) ganha o jogo. Para agilizar as coisas, o jogador eliminado passa os objetivos que conquistou para quem o executou. Há mais algumas diferenças cosméticas, como a Austrália dividida em duas e fronteiras diferentes. Tudo para o melhor. O manual ainda traz três variantes para dar mais rejogabilidade ao Risk.
O jogo é para três a cinco jogadores e custa, em média de R$ 89,99 a R$ 99,99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário