sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay


Vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção como melhor romance de 2000, este livro, escrito pelo americano Michael Chabon, é um retrato da Nova York das décadas de 30 e 40 - uma cidade se recuperando de uma grande recessão e sob a sombra da Segunda Guerra Mundial. Um local onde imigrantes se tornavam americanos, órfãos se transformavam em super-heróis e a cultura pop e suas manifestações - pulp fictions e histórias em quadrinhos - viviam seu momento mais glorioso. O talento para a linguagem e aventura de Michael Chabon - famoso por sua prosa elegante, precisa e pelo forte senso de humor - revela neste livro a história de Joseph Kavalier, um fã judeu de Houdini, que usa suas habilidades para escapar de Praga.
O livro começa em 1939 com a chegada de Josef Kavalier como um refugiado em Nova York, quando ele vai morar com seu primo de 17 anos Sammy Klayman. Além de compartilharem interesse em desenho, os dois também são fãs do ilusionista judeu Harry Houdini, e compartilham diversas conexões com Houdini; Kavalier (assim como Jim Steranko) estudou a arte do escapismo, que o ajudou a fugir da Europa, enquanto Klayman é filho do Molécula Maravilha, o homem-forte de um teatro de vaudeville.
Klayman consegue para Kavalier um trabalho como ilustrador para uma empresa de produtos de novidades que, devido ao recente sucesso do Superman, está tentando entrar no negócio das histórias em quadrinhos. Mudando seu nome para Sam Clay, Klayman começa a escrever histórias de aventuras, e os dois recrutam diversos outros adolescentes do Brooklyn para produzir a revista Amazing Midget Radio Comics. A revista apresenta seu personagem, o Escapista, um super-herói anti-fascista que combina as habilidades de (entre outros) Harry Houdini, Batman, O Fantasma e O Pimpinela Escarlate; o escapista se torna tremendamente popular, mas, como de fato ocorreu a muitos na época, os escritores e os artistas recebem uma parcela mínima do sucesso da publicação. Kavalier and Clay custam a perceber que estão sendo explorados, uma vez que possuem problemas particulares: Kavalier está tentando resgatar sua família dos nazistas, e se apaixonou por uma garota boêmia que se torna sua inspiração artística, enquanto Clay está explorando um secreto relacionamento homossexual.
Kavalier deixa sua possível-futura-noiva grávida e Clay quando, levado pelo ódio aos nazistas, se alista na marinha. Após uma aventura na Antártida que o leva à beira da morte, ele retorna como um psicologicamente ferido recluso em Nova York, e o desfecho do livro acompanha a tentativa destes três personagens em reconstruir suas famílias e a encontrar uma nova direção criativa nos quadrinhos.

  • Editora: Record
  • Autor: MICHAEL CHABON
  • ISBN: 8501061891
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2002
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 669
  • Acabamento: Brochura

Nenhum comentário:

Postar um comentário