segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Timothy Hunter vs Harry Potter (Round Três)


Desde o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling já foi acusada de plagiar Deus e o mundo. A autora já passou por diversos processos, mas nunca foi condenada.
Na verdade se formos analisar, por que a senhorita Rowling teve tantos processos e Gaiman nenhum? Já que ao personagens são tão parecidos, por que o foco na autora de Harry Potter?
A resposta parece bem simples. Livros da Magia deu originou a uma respeitada série de quadrinhos, mas que não saiu muito do seu nicho original. Já Harry Potter deu origem a videogames, filmes e toda uma parafernália de marketing digna de fazer inveja a George Lucas. O valor da franquia de Harry é avaliada hoje em 15 bilhões de dólares e todos querem sua fatia.
Vale lembrar que estas acusações de plágio, principalmente sobre Livros da Magia, já circulam por aí há mais de 10 anos. A maioria das supostas evidencias de plágio se baseiam na aparência do Personagem. Talvez fosse o caso de John Bolton, primeiro ilustrador de Timothy processar o ilustrados de Harry Potter.
Tem a questão da coruja...mas deixa pra lá.

Cansados de bater nesta tecla alguns blogs já começam a procuram outras "origens" para os personagens. Segundo o blog/site A Galaxia, Tim Hunter teria sido criado pela autora Diana Wynne Jones no livro "A Semana dos Bruxos" e, posteriormente, utilizado por Neil Gaiman em seu quadrinho. Não há referencia nenhuma a tal situação nem no site de Gaiman, nem no de Diana Jones. Em sites ingleses é Potter que é uma cópia da obra da senhora Jones.
Como já foi dito antes: Se até o autor de Tim já declarou publicamente que não acredita em plágio, quem somos nos para questionar.
Mas que parecem...

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário