terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dark Sun 4ª ED



Dark Sun é um cenário de campanha criado para Advanced Dangeons & Dragons (D&D 2ª ED).
Diferente dos trabalhos habituais publicados para o sistema que usavam mundos baseados na europa medieval como Forgotten Realms e Dragonlance, Dark Sun apresentava o mundo de Athas onde a energia vital do planeta foi quase totalmente drenada por praticantes malignos da magia, tornando-o um mundo devastado e desértico, em que armas de metal são incrivelmente raras e a água é um bem mais valioso que o ouro.
Dark sun também trouxe raças de personagens diferentes das habituais de outros cenários de campanha, como os Muls, híbridos de humanos com anões; os meio-gigantes, criados supostamente por meio de experimentos mágicos que apesar de funcionarem bem, deixaram seus rostos deformados e não muito reconhecíveis e os thri-kreen, insetos gigantes e inteligentes.

O cenário também ficou famoso por ter popularizado o trabalho do ilustrador Brom.
Encerrado oficialmente com o fim do AD&D, não teve material publicado para D&D 3 Ed e D&D 3.5.
O que deixou uma geração de jogadores órfãos. Para os que tiverem curiosidade de conhecer um pouco do cenário o blog Dark Sun Brasil disponibiliza muito material do cenário.
Recente mente a Wizards of the Coast anunciou o que já vinha sendo vastamente especulado em forum: o cenário será o principal lançamento para 2010 com previsão de publicação para o mês de agosto.
O que levou a novas especulações; como quanto ao visual do cenário, tendo em vista as mudanças do Ad&d pra 4a Ed.
Richard Baker e Rodnay Thompson, desenvolvedores da quarta edição de Dark Sun estão postando muitas novidades em seus blogs. Algumas das notícias:
* Dragonborns. Em vez de dar uma explicação pra chegada de uma nova raça, os "draconatos" serão os Dray, uma raça de homens dragões que já existia em Athas em pequeno número. Na segunda edição, no livro Dark Sun - Monstrous Compedium Appendix II há imagens dos Dray.
* Muls, Thri-Kreenm, elfos, halflings canibais e outras raças do cenário serão mantidas, assim como toda a idéia de mundo brutal com armas de osso, madeira e pedra, escravos, gladiadores, profanadores (os famosos magos "necromantes") etc;
* O mundo em si será um lugar desolado onde o clima pode acabar com os aventureiros e onde sobreviver já é um prémio maior que angariar moedas de ouro. As poucas áreas civilizadas são governadas por seres terríveis como os Reis-Feiticeiros. Os desenvolvedores dizem que será um mundo de "espadas e sandálias", onde a tecnologia é atrasada e a magia perigosa. O psiquismo será algo comum e não há deuses;

* Dark Sun não será um cenário com todos os elementos do atual D&D, segundo Rodney Thompson, líder da equipe de desenvolvimento. Por exemplo, o Mar de Areia pode vir a ter sido criado pela intervenção de um primordial (uma boa adaptação de conceitos novos aos antigos). A arte dos livros contará com artistas novos mas o estilo de Gerald Brom será algo muito presente, tendo em vista que foram suas ilustrações que marcaram muitos dos jogadores de Dark Sun;
* Haverá uma ediçãod e Dungeon Tiles entitulada Desert of Athas, que já se encontra em pré-venda na Amazon;
* Os desenvolvedores estão muito preocupados não em adaptar Dark Sun à 4a Ed. mas sim o contrário, o que provavelmente deixará de fora raças padrão como os tieflings e os eladrins.
Bem, acredito que Dark Sun tem tudo para ser o melhor cenário pra 4a Ed. Algo diferente do padrão de sempre. Fiquem atentos. Ah sim, quem quiser acompanhar as notícias dos desenvolvedores, basta procurar pelos blogs de Richard Baker e Rodney Thompson na comunidade de relacionamento da WotC (Wizards of the Coast).
Mais informações:
Em português
Em Inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário