quarta-feira, 11 de abril de 2012

Toshiba Excite

A linha de tablets com Android da Toshiba, chamada Excite, ganhou três novos integrantes hoje. 
Por Rafael Silva 
Os dois primeiros são o Excite 7.7 e Excite 10, que seguem os formatos já adotados pela indústria. Mas não satisfeita em oferecer os tamanhos de tela conhecidos para tablets Android, a fabricante anunciou também o Excite 13, que pelo nome você já deve ter deduzido: ele tem uma tela com gigantes 13,3 polegadas.
Antes de falar dessa pequena monstruosidade de tela, é bom citar que os Excite 7.7 e 10 são tablets de respeito. O modelo com 10 polegadas de tela vem com resolução de 1280 x 800 pixels, câmera de 5 megapixels traseira, NVidia Tegra 3, microHDMI e entrada para cartão SD, enquanto que o modelo de 7,7 polegadas tem configurações semelhantes mas conta com uma tela de AMOLED e não tem a saída microHDMI.
Já o Excite 13 tem uma tela de LED retroiluminado com 1600 x 900 pixels de resolução, algo que a Toshiba batizou de HD+. Também vem com a câmera de 5 megapixels traseira, 2 megapixels frontal, NVidia Tegra 3 como processador principal, saídas microHDMI, microUSB e entrada para cartão SD. Todos os novos aparelhos rodam de fábrica o Android Ice Cream Sandwich e tem a proteção Gorilla Glass na sua tela.

Na minha visão o mercado de tablets Android tem a grande vantagem de ter vários modelos diferentes e a grande desvantagem de ter vários modelos diferentes (leia de novo, faz sentido). O Google oferece uma padronização de experiência com o Honeycomb e o Ice Cream Sandwich, mas as fabricantes tentam se destacar oferecendo alguma coisa a mais que motive a compra dos seus modelos. A Toshiba mostrou hoje que a aposta da empresa é no tamanho de tela, e embora eu tenha minhas dúvidas do sucesso dessa aposta, ainda acho que é uma tentativa válida.
Quem decide se é ou não, no final das contas, é o mercado. E custando cerca de US$ 650 pela versão de 64 GB do Excite 10 ou US$ 750 pela versão de 64 GB do Excite 13, não acho que o mercado vai gostar muito.


Postado originalmente no Tecnoblog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário