sábado, 27 de março de 2010

Comece sua Coleção!!!


Por Sarah Gabriela
O dicionário diz:
Colecionar: 1. Fazer coleção de. 2. Coligir; compilar. 3. Reunir objetos, dados, insetos etc. e classificá-los.

O povo diz: Coisa de maluco.

Mas não se preocupem, os psiquiatras

dizem que colecionar é uma atividade normal, e mais, todas as pessoas colecionam, mesmo inconscientemente. Então pode ficar despreocupado e começar sua coleção, pois se sua família te chamar de maluco, você terá subsídios científicos para comprovar que não é.Aqui vai uma lista com algumas dicas para você começar sua coleção de action figure, mas claro, essas dicas não são leis e também servem para sua coleção de tampinhas de leite fermentado(risos).

A Regra de ouro

Colecione para se divertir, não leve a coisa muito a sério. Tenha sempre em mente que colecionar deve te fazer bem, se está causando transtornos PARE.

Não pense em sua coleção como negócio ou investimento e sim como uma forma de distração.


1. Conheça!

Não saia comprando action figures, brinquedos ou qualquer outro item colecionável sem saber o que esta comprando.

Pesquise sobre o assunto, procure comunidades de colecionadores, saiba quem são os fabricantes, procure o máximo de informação.

Saber o que esta comprando é fundamental para quem esta começando. Não saber pode ser o começo do fim de sua coleção.

2. Escolha sua coleção.

Pense em assuntos que você goste, por exemplo: quadrinhos, seriados de ficção, filmes de terror, guerra, desenho animado, mangá ou anime.

Com certeza para tudo que você pensar vão existir action figures, então escolha seu tema predileto e comece.

O erro de muitos colecionadores é comprar de tudo, depois de alguns meses seu Jack Bauer estará muito bem ao lado daquele Cavaleiro do Zodíaco e seu Thor estará flertando a Sonya Blade.

Colecionar figuras de estilos diferentes é muito bacana, mas lembre-se, você está começando.

3. Que tipo de colecionador você será?

Os colecionadores costumam se denominar não pelo tipo de personagem que colecionam e sim pelo modo como guardam sua coleção. Para muitos abrir todas as embalagens é a maneira mais “saudável” de colecionar.

Pois, qual é a graça de ter aquela figura de uma personagem daqueles mangás e animes para pervertidos se você não sabe se ela esta ou não usando calcinha por baixo da saia de colegial? Brincadeira, mas pode ter certeza que alguém se preocupa com isso.

Outra opção é ser um colecionador MOC, que vem de “Mint on Card” ou “Novo na Caixa”. Muitos colecionadores gostam de deixar as figuras de maneira impecável dentro da caixa, além é claro, de manter a própria caixa num estado impecável.

Uma terceira forma, para os mais abastados, é ter sempre duas cópias da figura, uma aberta e pronta para enfeitar sua estante e outra lacrada como vieram ao mundo. Poucos colecionadores escolhem essa opção por motivos óbvios.

4. Quanto dinheiro você tem para gastar?

Um ponto muito importante. Quanto eu posso gastar com minha coleção? Separe uma verba para iniciar sua coleção e outra mensal, bimestral ou qualquer que for a periodicidade para ir adquirindo novos itens.

5. Procure os melhores lugares para comprar

Ir a uma loja especializada, onde o dono e os vendedores conhecem do assunto é uma ótima opção para quem esta começando, mas lembre-se, nem sempre lugares especializados são os melhores.

Procure sempre novas opções de compra, não se torne refém de um vendedor ou de uma loja. Busque lojas de brinquedos, lojas virtuais, sites de leilão ou amigos que possam te ajudar numa importação. Busque sempre a melhor alternativa, e claro, não pense só no preço. Confiabilidade, garantia, informação e ajuda também são importantes e é mais do que justo que tenham um preço.

Essas são apenas algumas dicas para começar. Boa Sorte na sua Coleção!


Um comentário: