quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mundo das Trevas (Parte 1)



A Zona Negativa realizara neste sábado, dia 24 de outubro, mais uma oficina de RPG.
O evento começará as 14h00 e haverão duas mesas para iniciantes. As inscrições serão no dia.
O tema será terror e o sistema Storytelling.
Para os novatos, a White Wolf editora norte-americana especializada no segmento de RPGs de Terror. Foi fundada em 1991 por Mark Rein·Hagen e Steve Stewart Wieck e o seu nome foi inspirado em um dos livros de Michael Moorcock, sendo hoje uma das maiores do ramo de RPG.
Seu maior sucesso foi a linha chamada Mundo das Trevas (World of Darkness), cujos principais títulos eram: Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse, Mago: A Ascensão, Wraith: The Oblivion e Changeling: The Dreaming.
Os diversos cenários tinham como elo a temática do "fim do mundo": A Gehenna em Vampiro, o Apocalipse em Lobsomem e o Oblivion em Wraith.
Em 2005 a White Wolf publicou uma série de suplementos que encerraram com o cenário e lançou uma nova linha de livros, batizada pelos fãs de Novo Mundo das Trevas (New World of Darkness), nWoD ou WoD 2.0. O cenário antigo ficou conhecido como Mundo das Trevas clássico.
Os jogos do novo cenário são: Mundo das Trevas, Vampire: The Requiem,Werewolf: The Forsaken, Mage: The Awakening e Promethean: The Created.
Os temas gerais desse cenário são os "Mistérios Sombrios", com ênfase no desconhecido e no horror pessoal.
Muitos detalhes do cenário, especialmente a sua história, são deixadas propositadamente vagas ou com múltiplas explicações. Isto é em parte uma resposta à maior parte da crítica do cenário antigo: havia tanto material publicados que era difícil para os narradores surpreenderem os seus jogadores.
Adicionalmente, o tema de "fim de mundo" foi abolido dos novos jogos do Mundo das Trevas, o que pode ser pressuposto que a White Wolf não planeja por um fim no novo Mundo das Trevas, como ela fez com o antigo.
Ao invés de publicar as regras completas do sistema em cada livro da serie, o novo cenário usa um sistema central para todos os jogos, uma nova versão chamada de "Sistema Storytelling".
Um livro básico, chamado simplesmente de O Mundo das Trevas, contém regras completas para jogar com personagens humanos, embora não tenha nenhum material de cenário específico, o livro estabelece o clima para jogos com humanos como protagonistas.
Este é outro contraste com o cenário antigo, onde haviam tantas criaturas sobrenaturais, que os humanos muitas vezes pareciam sem importância.
O livro básico do Mundo das Trevas foi bem recebido nos Estados Unidos e ganhou o prêmio Origins Gamers' Choice Award de 2004.




Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário