Residente em Oakland, California é um artista gráfico vencedor do Eisner Comic Industry Award.
Seu primeiro trabalho foi "Double Happiness" publicado pela Fundação Xeric e conta a estória de Tom, um tímido descendente de chinêses, que mal sabe segurar os pauzinhos e que viaja de Boston para San Francisco. Lá ele conhece um primo distante de que lhe apresenta o bairro chinês da cidade. Tom aprende artes marciais, a ganhar dinheiro em um clube esfumaçado de mah-jong e se apaixonar por Li Jian, a linda garota cuja versão karaokê de "Hey Jude" é "Hey, Jute".
Escrito com uma mistura de dialeto Hokkien fonético e Inglês, Shiga cria um mundo fascinante e pouco percebido. Shiga emula o estilo de Lat, um cartunista com uma reputação de nível Charles Shulz no Sudeste Asiático. Tendo iniciado nos quadrinhos em 1995, Shiga tem um estilo de desenho extremamente simples e bonito.
Seu trabalha atual, Meanwhile, é na verdade uma reedição da publicação original que foi lançada em 2002.
A obra é escrita no formato "crie sua própria aventura". Um elemento em comum para todos os leitores é a primeira página, onde os nossos protagonista de cabelos escuros, Jimmy, tem de tomar uma decisão: chocolate ou sorvete de baunilha. Após essa escolha a história se espalha (literalmente) em milhares de direções diferentes. Jimmy encontra o cientista Professor K, inventor de aparelhos que têm a habilidade de ler mentes, viaja através do tempo e, eventualmente, mata todos os seres vivos no planeta. Testar essas invenções leva a problemas onde Jimmy (e o leitor) são colocado em situações de vida ou morte para descobrir uma maneira de sair.
O layout de Meanwhile é sem igual. A interligação da história indica se os painéis são lidos da esquerda para a direita, de cima para baixo, mas em todos os tipos de sentidos. Os olhos do leitor são guiados por tubos que correm de um painel para o outro, e depois fora da página em uma nova guia.
Atualizado dia 07/04/2011
O autor
Livros:
Double Happiness, 2000 Shigabooks
Fleep, 2002 Sparkplug Comics
Bookhunter, 2007 Sparkplug Comics (French translation, éditions Cambourakis, 2008)
Prêmios e indicações:
1999 Xeric Award (Vencedor): Double Happiness.
2003 Eisner Comic Industry Award (Vencedor): Talent Deserving of Wider Recognition.
2004 Ignatz Award (Vencedor): Outstanding Story, Fleep.
2004 Eisner Comic Industry Award (Indicado): Best Single Issue or One-Shot, Fleep.
2007 Eisner Comic Industry Award (Indicado): Best Graphic Album, Bookhunter.
2007 Ignatz Award (Indicado): Outstanding Graphic Novel, Bookhunter.2007 Eisner Comic Industry Award (Indicado): Best Graphic Album, Bookhunter.
2007 Stumptown Comics Award (Vencedor): Best Writing, Bookhunter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário