sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mythic: The Story of Gods and Men

Projeto falso que buscava financiamento pelo Kickstarter é desmascarado
Por Lucas Sampaio
A ideia parecia boa demais para ser verdade: financiar um jogo de RPG para computadores, desenvolvido por veteranos da indústria que trabalharam em games como "World of Warcraft", "Diablo 2" e "StarCraft", com apenas US$ 80 mil.
Não só parecia. Aproveitando-se da boa-fé dos apoiadores do Kickstarter, um usuário inventou o jogo "Mythic: The Story of Gods and Men" e conseguiu arrecadar quase US$ 5.000 -- até ser descoberto.
Para os mais céticos, o vídeo de apresentação na página do projeto já seria o suficiente para alertar sobre o possível golpe.
Um sujeito que se denomina cofundador e diretor de arte da Little Monster Productions, empresa responsável pelo game, mal consegue explicar o jogo.
Com edição bastante amadora e artes toscas, o vídeo mostra imagens estáticas de ambientes e paisagens, sem personagens ou qualquer interação --comuns em jogos de RPG.
Em poucos dias, usuários começaram a denunciar o projeto em fóruns e a publicar de onde foram copiadas as imagens que divulgavam o projeto.
O criador se defendeu das acusações, mas logo o projeto e a empresa foram cancelados, e a página oficial de "Mythic" no Facebook foi apagada.
Na última publicação no Kickstarter, ele disse que o jogo "não era um golpe". Depois desapareceu.


Postado originalmente no site da Folha

2 comentários:

  1. Acho uma putaria isso.
    Afinal, muitos projetos bons, são financiados pelos fãs.
    Não só jogos como animações (vide o projeto de Depois do Fim do Mundo).

    Agora vem uns caras assim, e ferram com isso.
    Daí começar um kickstarter, fica mais difícil agora.

    Planejava um. Mas agora vou ver como farei isso.

    ResponderExcluir
  2. Meu projeto (que ainda tá engatinhando), seria um action/rpg (estilo a serie Tales of).
    Onde o jogador controlaria um personagem e o pc faria o resto do serviço. Ele só teria que rolar um dado virtual para decidir a quantidade de dano ou efeitos de alguma magia, antes de cada batalha começar.

    A história do cenário, é sobre um jovem (na faixa dos 15 para 16), que perde seus amigos por diversos gêneros literários. Agora ele tem a missão de salva cada um deles (são 7), sendo que teria que participar de cada um dos gêneros. Cada amigo teria um poder derivado de cada "cenário" onde ele se encontra. e adicionaria como aliado ao jovem (chamado de Thales).
    O nome do jogo seria "As Grandes Aventuras de Thales".

    ResponderExcluir