sábado, 30 de maio de 2009

Companhia das Letras lança selo exclusivo para histórias em quadrinhos

Quadrinhos na Cia. vai ter trabalhos de autores de destaque no Brasil e nos EUA

Além de novo material de autores que a editora já publicava, como Will Eisner (O Complô), Art Spiegelman (Maus, À Sombra das Torres Ausentes), Marjane Satrapi (Persépolis) e o brasileiro Spacca (Santô e os Pais da Aviação, D. João Carioca), o selo vai trazer ao Brasil quatro dos nomes mais comentados nos últimos anos nos quadrinhos: Chris Ware, Craig Thompson, Gene Luen Yang e Dash Shaw.

O primeiro álbum da linha já vai ser uma grande surpresa: Cachalote, uma coleção de histórias escritas pelo romancista Daniel Galera e desenhadas por Rafael Coutinho, uma das

 grandes novas promessas do quadrinho nacional (e filho de Laerte Coutinho, um dos maiores quadrinistas do Brasil). Rafael inclusive já

 apresentou algumas

 páginas de preview em seu blog, que você confere na sua galeria.

Sem mais delongas, o resto da lista de lançamentos anunciada pela Quadrinhos na Cia. segue abaio. A editora ainda não confirmou a ordem dos lançamentos, mas adianta que as obras começam a sair em maio:

  • New York: Life in the Big City (título original): livro que reúne quatro graphic novels de Will Eisner – New York, O Edifício, City People Notebook e Pessoas Invisíveis. O volumão, com mais de 400 páginas, vem com introdução de Neil Gaiman.
  • Retalhos: a graphic novel autobiográfica deCraig Thompson é um dos quadrinhos mais comentados deste século nos EUA, premiada tanto lá quanto na França e já publicada em diversos outros países. Também é um volumão: Thompson ousou contar sua infância e adolescência, com destaque para seu primeiro amor e algumas polêmicas, em 600 páginas ricamente ilustradas.
  • American Born Chinese (título original): anunciada pela Companhia das Letras há quase dois anos, a HQ de Gene Luen Yang causou sensação ao ser indicada ao National Book Award, um dos prêmios literários mais importantes dos EUA.
  • Jimmy Corrigan: The Smartest Kid on Earth (título original): simplesmente considerada a HQ que lançou o último movimento de reconhecimento dos quadrinhos como literatura séria e de respeito – ou, para alguns, "o Ulisses dos quadrinhos", em comparação ao importante livro de James Joyce. Chris Ware desconstrói a própria linguagem dos quadrinhos para contar a triste e surreal história de Jimmy Corrigan e sua família. Já avisamos agora: será o lançamento do ano no Brasil.
  • Bottomless Belly Button (título original): bastante comentada este ano nos EUA, estando inclusive nas listas de melhores de 2008, a graphic novel de Dash Shaw é ousada em explorar, também, a linguagem dos quadrinhos para apresentar o fim da família Loony. Veja nossa resenha na Lá Fora.
  • JubiabáSpacca começa a adaptar a obra de Jorge Amado para os quadrinhos com esse álbum, baseado no livro de 1935, com foco nas tradições culturais e religiosas da Bahia do período. O quadrinista brasileiro vai produzir outras adaptações dos livros de Amado.
  • Breakdowns: Portrait of the Artist as Young %@&*! (título original): livro de Art Spiegelman recém relançado nos EUA, que reúne material que o autor de Maus produziu no início de carreira – agora revisto pelo próprio quadrinista, e com uma nova introdução (cuja prévia já foi publicada no Brasil na revista Piauí).

*Materia publicada originalmente no site omelete.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário