terça-feira, 31 de julho de 2012

Podcast Zumbi na Rede #3 - Distopias

Você sabe o que é uma distopia?
Nesse 3o Podcast, Sarah, Neoiconoclasta e Dungeon Master tentam explicar o conceito e destrincham algumas obras do gênero, definem os limites das distopias e analisam jogos, filmes, livros e outras mídias que já contaram histórias de futuros onde a humanidade perdeu o rumo.
A imagem que ilustra esse post é uma adaptação da capa do módulo básico do RPG distópico Shadowrun.
Para ouvir o Podcast Zumbi na Rede #3 - Distopias online, clique aqui.
Para baixar o Podcast, clique aqui.

Referências citadas no Podcast:
1o Bloco - Definição de Distopia
Abertura: Terminator's Soundtrack
Intervalo: You Could Be Mine - Guns n Roses
2o Bloco - Literatura
H.G.Wells
A Máquina do Tempo
Star Trek
Admirável Mundo Novo
Aldous Huxley
Pavlov
Pitty - Admirável Chip Novo
Admirável Gado Novo - Zé Ramalho
1984
George Orwell
Fahrenheit 451
Ray Bradbury
Jogador No 1
Ernest Cline
Intervalo 2012 - Rush
3o Bloco - Cinema
Metropolis
Osamu Tezuka
Exterminador do Futuro
Matrix
Philip K Dick
Ridley Scott
Do Androids Dream of Electric Sheeps
Blade Runner
Total Recall
Screamers - assasinos cibernéticos
Minority Report
O Pagamento
O Homem do Castelo Alto
Hunger Games - Jogos Vorazes
Battle Royale
Intervalo Na Na Na - My Chemical Romance
4o Bloco - Jogos e outros
Shadowrun Super Nintendo
World of Darkness MMORPG
Diablo 3
O Hobbit
Android 
Infiltration
Richard Garfield
Magic the Gathering
Vampire the Eternal Sttrugle
MechWarrior
Netrunner
Keanu Reeves
Johnny Mnemonic
Living Card Game
O próximo podcast terá um tema muito controverso e divertido de debater: Qual será a próxima "tendência" do Mundo Nerd? Cthulhu Mithos ou Steampunk? Façam suas apostas e aguardem a próxima edição do Zumbi na Rede!

8 comentários:

  1. Tem um cenário de Call of Cthulhu que até achei interessante.
    Chamado Cthulhutech.
    Um Space-Opera onde os humanos enfrentam os mythos no Espaço.

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    1. É um suplemtento de Gurps, achei interessante tb, mas foge um pouco da temática, dar oportunidade dos jogadores enfrentarem os Mythos é a mesma coisa que tirar doce de criança prefiro outras ambientações como Cthulhu Dark Ages, muito boa por sinal!

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    2. Esse suplemente de Gurps, se bem lembro é o Cthulhupunk.
      Onde os netrunners e Samurais urbanos tinham que lidar além das corporações, com os Mythos.
      http://www.sjgames.com/gurps/books/cthulhupunk/img/cover_lg.jpg (segunda edição)
      http://24.media.tumblr.com/tumblr_ly3fmdehgz1qz4cxxo1_500.jpg

      Já em Cthulhutech, é mais space-opera.
      Utilizando um sistema próprio.
      http://www.ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2008/10/23000_cthulhutech.jpg
      http://www.recoverygraphics.com/albums/funnyposters/normal_cthulhutech.jpg

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  2. Cthulhu Mythos!!! Ele já está dominando tudo!! hauhauahuahauhauhauhau!

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    1. Até Neil Gaiman e Guilhermen del Toro se curvam ao mestre:

      http://www.youtube.com/watch?v=g8PIeFN05rI

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  3. Bom Podcast.

    Vale ressaltar umas diferenças e curiosidades em Admirável Mundo Novo e 1984.

    Em 1984, se deve a uma inversão do ano em que o livro foi escrito, 1948.

    Em ambas temos duas sociedades de extremas.
    No primeiro, tudo é liberado, a informação, as drogas, o sexo (incentivam a pratica aos 5 ou 8 anos, se me lembro bem).
    Já no Segundo, a informação ou é pouca, ou alterada, não deixando que ninguém se aprofundar a elas, ou seria "vaporizado".

    No primeiro, As corporações, ou A Corporação (já que não se mencionam outras), é pseudo-benevolente. Aqueles que causam "problemas", recebem duas opções, ou se reabilitam por si mesmas, ou são "transferidos" para algum lugar a sua escolha.
    Em 1984, o Governo é Supremo, centrada na figura do Grande Irmão, é opressiva, e ou tortura os subversivos para se comportarem do jeito dele, ou te "apagam" da história.

    Em 1984, surgiu a primeira menção a Tv, chamadas Tele-Telas, e todos eram obrigado a ter uma em suas casas, por onde o governo os vigiavam 24h.

    Sempre que a guerra mudava de perspectiva, eles instantaneamente faziam um esforço hercúleo para alterar os fatos históricos: Como no exemplo. A Eurásia (onde a narrativa se centra), estava em Guerra contra a Oceania e era aliada as Américas. No meio do livro, a America trai a Eurásia e a Oceania firma uma aliança com ela para atacar as Américas; gerando assim a mudança de 10 anos de história recente da Eurásia. Onde ela sempre foi aliada da Oceania, e não das Américas.

    Em Admirável Mundo Novo, John Selvagem, é o único "nascido naturalmente" de dois Alfas.
    Pois sua mãe foi abandonada na região selvagem por seu "pai".

    Já no caso de Fahrenheit 451 e 1984. Ambos utilizam a Tele-Tela para alienar as pessoas, e subverter a informação dada ao público.

    Fahrenheit 451 chegou a ter duas adaptações para o cinema, uma releitura do livro, e a outra, mais de ação chamada Equilibrium, onde a cultura causa emoções, e estas, causam a ruína da civilização.

    A Distopia tem uma cria legitima chamada Cyberpunk.

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    1. Impressionante ON, muito obrigado por seus comentários sempre presentes e repletos de informações ^^ realmente Cyberpunk e Distopia são parentes xD

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