terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os Sete Samurais

Lançado em 1954, “Os Sete Samurais” é o filme mais aclamado do diretor Akira Kurosawa. 


A história do filme se passa no Japão, século XVI, em um vilarejo de lavradores que é constantemente atacado por saqueadores. Cansados de serem atacados, os moradores resolvem contratar samurais para defendê-los. Os senhores feudais não mantinham mais samurais, e muitos deles foram rebaixados a condição de Ronins. Os lavradores procuravam esses Ronins, que eram samurais que não tinham a quem servir e viviam na marginalidade.


O primeiro samurai a aceitar tal serviço é Shimada (Takashi Shimura), um verdadeiro líder, totalmente desprendido e generoso, além de ser um guerreiro experiente e estrategista astuto.  Ele recruta outros samurais para ajudar nesta empreitada, cada um com características única, sendo os mais marcantes: Temos Kyuzo (Seiji Miyaguchi) um samurai de primeira linhagem, totalmente litúrgico, austero, intropesctivo que trata o bushido (caminho do samurai) como um verdadeiro sacerdócio, o jovem Katsushiro (Isao Kimura), um rapaz totalmente inexperiente e fascinado pelos samurais que anseia tornar-se um deles.
Mas o destaque mesmo vai para Kikuchiyo (interpretado pelo brilhante Toshiro Mifune), um bufão que é sempre ridicularizado no filme, e que tenta se unir ao grupo a qualquer custo. Kikuchiyo apesar de ser uma figura cômica, o papel perfeito do anti-herói, se mostra, no decorrer do filme, um verdadeiro guerreiro, bastante destemido e enérgico. “Os Sete Samurais” é um filme incrível, diversão garantida.
O filme tem pouco mais de três horas de duração, dividido em dois atos, e no intervalo de um ato para o outro há uma pausa, que dura dez minutos, onde é mostrada uma inscrição enquanto corre uma trilha sonora.
Ganhador do Leão de Prata no Festival de Veneza, foi influência e inspiração para muitos outros conhecidos diretores, como por exemplo Quentin Tarantino. A influência deste filme na cultura pop não se limita apenas ao cinema. Uma de suas maiores influencias é o filme Sete homens e um Destino. Vemos também suas sombras nos mangás e animes como Samurai 7, de Toshifumi Takizawa. 






Adaptado do Pipoca Comentada

2 comentários:

  1. Vale ressaltar que Vida de Inseto da Disney/Pixar, é uma releitura do tema.
    Onde Flick vai atrás de ajuda para sua colonia assolada pelos Gafanhotos.

    ResponderExcluir
  2. Assinem a petição pública on line da rede rpg contra a distorção e deturpação que a novela Rebeldes está fazendo com o RPG: http://www.rederpg.com.br/wp/2012/08/peticao-publica-contra-a-distorcao-do-rpg-na-tv/

    ResponderExcluir