domingo, 18 de outubro de 2009

Férias de Verão com Coo

Durante a Semana Cultural Japonesa serão exibidos quatro animes. A sugestão da Zona Negativa é "Férias de Verão com Coo" (河童のクゥと夏休み - Kappa no Coo to Natsuyasumi)
Dirigido por Keiichi Hara, a obra recebeu diversos prêmios internacionais, além muitas comparações ao trabalho do mestre Hayao Miyazaki (diretor de Castelo Animado, A Viagem de Chihiro, entre outras obras-primas).
A direção de arte ficou por conta de Takashi Nakamura (que produziu cenários e foi animador-chefe no clássico Akira.
O filme conta a história de Koichi, um adolescente solitário que encontra um Kappa adormecido há mais de 200 anos. O bichinho chamado Coo recebe muito amor da família de Koichi, mas algo sai errado e o mundo inteiro toma conhecimento da criatura.
Na realidade, todos os quatro animes são excelentes. Se puder assista a todos.


Kappa (河童), Gataro (川太郎) ou ainda Kawako (川子) é o nome de um youkai aquático do folclore japonês.
Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.

2 comentários:

  1. Eu assisti dois dias atrás, nas comemorações dos 95 anos do Cineteatro do Parque, aqui no Recife, e adorei.
    Apesar de longo, duas horas e alguma coisa, eu não quis me levantar da poltrona até que ele tivesse chegado ao fim.
    ÓTIMO!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores filmes de animação que já vi!
    Foi divertido e ao mesmo tempo emocionante. Retrata muito bem como a amizade e a confiança entre um rapaz normal e um kappa se desenvolveu de dia para dia.
    Dou a este filme 5 estrelas!

    ResponderExcluir