sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os Muppets

Era uma vez um sapo chamado Caco (ops, Kermit).
Entre 1976 e 1981, Caco e sua turma, os bonecos do "The Muppet Show", eram pop stars e arrastavam estrelas para seu programa, exibido em mais de cem países. Elton John, Johnny Cash e Alice Cooper passaram por lá. Avance 20 anos, e Caco e cia. já não vivem mais o mesmo conto de fadas. Ele sofre para convencer uma celebridade a contracenar com o grupo. Primeiro telefonema: "O presidente Jimmy Carter [1977-1981] está?" Não, ele se mudou. Nova tentativa: quem sabe Molly Ringwald, a "Garota de Rosa Shocking", possa ajudar? Ela não está disponível". A cena faz parte do novo filme "Os Muppets", que estreia hoje, e em que Caco, Miss Piggy, Gonzo, Animal e toda a trupe vão em busca da fama perdida.
Na comédia musical, três fãs descobrem que o antigo estúdio dos Muppets vai ser destruído, e decidem reunir os bonecos em um show para arrecadar dinheiro e salvar o local. Com um modesto orçamento de cerca de R$ 95 milhões e sem os previsíveis efeitos especiais, o longa, dirigido por James Bobin, mistura bonecos de espuma e atores reais. O principal deles, Jason Segel, da série "How I Met Your Mother", é também corroteirista e coprodutor. 

Criados por Jim Henson, os Muppets brilharam nos anos da TV, com sua mistura de humor absurdo e pastelão, e estrelaram seis longas. Após a morte de Henson, em 1990, começaram a ser esquecidos. Fã da turma, Segel convenceu a Disney, dona da franquia, a investir na volta deles. E logo as celebridades também embarcaram na ideia. Dave Grohl, Selena Gomez, Jack Black, Neil Patrick Harris e até Jim Parsons, da série "The Big Bang Theory", encabeçam a lista. Pouco pop? Os Muppets ainda cantam uma versão de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, e galinhas cacarejam um cover de "Fuck You", de Cee Lo Green. Para trazer os Muppets de volta à fama, a Disney também prepara uma enxurrada de ações de marketing. E o espectador deve se preparar para tropeçar em sapos verdes e porcas loiras a partir de hoje. 
Durante a produção de "Os Muppets", a lista de convidados especiais era tão grande que virou piada em Hollywood. Quem, afinal, não está no filme? No fim, muita gente ficou de fora, como Mila Kunis, Ricky Gervais, Ed Helms e Katy Perry. "Acabamos fazendo dois filmes, tínhamos muito material", disse Martin Baker, produtor-executivo do longa e que trabalhou muitos anos com Jim Henson. Baker lembra que, no começo do programa de TV "The Muppet Show", era "impossível" conseguir participações especiais porque todos associavam bonecos ao show infantil "Vila Sésamo". "Mas, rapidamente, os convidados estavam fazendo fila para participar e literalmente tivemos de recusar alguns", lembra Baker, citando entre os memoráveis o dançarino russo Rudolf Nureyev (1938-1993), que fez uma coreografia hilária com uma Miss Piggy gigante. "O segredo era ter convidados fazendo coisas que não eram normais para eles, algo diferente e divertido", explica. Outros foram Debbie Harry, Diana Ross, Dizzy Gillespie e Christopher Reeve. "Queremos manter os Muppets vivos e relevantes. Graças a Deus eles não envelheceram mal."

Postado originalmente no site da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário