sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SOSCon - Lista de Exibição

Aqui está a lista dos animes da exibição do SOSCon, dia 4 de dezembro.
O Reino dos Gatos (Neko no ongaeshi, 2002)
Produzido sob a tutela de Hiroyuki Morita, O Reino dos Gatos tem seu roteiro derivado de um filme mais antigo do estúdio, Mimi no Sumaseba (sem traduções oficiais). 
O Reino dos Gatos mantém-se firme e resguarda virtudes típicas das outras animações do estúdio Ghibli. Desenvolvido a partir de uma premissa simples, e tomando rumos desembaraçados para a resolução do enredo, o filme apóia-se na personagem Haru (voz de Chizuru Ikewaki), uma colegial como qualquer outra. Certo dia, voltando da escola, Haru avista um gato peculiar, que leva consigo, na boca, um pequeno embrulho. Distraído, o gato principia a travessia de uma rua movimentada, mas se atrapalha com o embrulho e não percebe que um automóvel vem à sua direção. Haru corre para salvá-lo, e o faz com êxito. No dia seguinte, fatos estranhos somam-se à rotina da garota, em decorrência da vida que salvou.

A Viagem de Chiriho (Sen to Chihiro no Kamikakushi, 2001) 
Uma das maiores animações japonesas de todos os tempos. O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2002 além do Oscar de Melhor Animação em 2003. 
Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

A garota que salta no tempo (Toki wo Kakeru Shoujo)
Makoto é uma típica colegial com jeito de garoto que adora baseball e possui dois amigos inseparáveis, Chiaki e Kousuke. Após um estranho evento no laboratório de ciências da escola, ela acaba obtendo o poder de voltar no tempo. Na primeira vez, ela consegue se salvar da própria morte, e depois começa a usar seus poderes para fins mais questionáveis como tirar 10 nas provas e tentar juntar casais. Só que, como era de se esperar, ela começa a perceber as conseqüências que seus “pulos” têm nas pessoas à sua volta.


Otaku no Video (1991)
O personagem principal, Ken Kubo, é um japonês comum que vive pacificamente com a sua namorada e participando do clube de tênis de sua faculdade. Um dia, Ken encontra um de seus antigos amigos do colégio: Tanaka. Após ser introduzido ao círculo de amigos de Tanaka (sendo que todos os membros desse círculo são otakus) e aprofundar-se na cultura otaku, Ken acaba estabelecendo uma meta: tornar-se o Otaking, o rei de todos os otakus. Após isso, ele inicia sua "jornada" para atingir a sua meta. O roteiro do anime centra-se nas peripécias de Ken para atingir o seu sonho e em análises sobre os diversos aspectos da subcultura otaku, enfatizando de forma exagerada certas caracteristicas que marcam os otakus como uma tribo urbana: a união existente entre os membros do grupo, a tendencia de "sonhar acordado", a criatividade pouco comum e o sonho de aceitação pelo resto da sociedade. Alem disso, ha criticas espirituosas a praticas comuns entre os otakus, como a imitacao de personagens de desenhos animados.


5 Centimetros por Segundo (Byousoku 5 Centimeters 2007)
Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki Tono e Akari Shinohara moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e eles passam a manter contato através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando ela volta para Tóquio, é ele quem deve se mudar. Outras pessoas entram na vida de Takaki, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance (Evangerion Shin Gekijōban: Ha, 2008)
Tokyo-3 permanece em pé após a maior parte da civilização ter sido dizimada no Segundo Impacto. Agora, a cidade sofre o ataque incessante dos estranhos e mortais Angels, criaturas bizarras empenhadas em exterminar a raça humana. Para combater esse cruel inimigo, a agência governamental NERV constrói uma frota de máquinas humanóides - os Evas - e Shinji Ikari é chamado para entrar em ação! Vivendo uma vida de solidão e questionando sua própria existência, Shinji se esforça para aceitar a responsabilidade para a batalha pela sobrevivência da humanidade.

Desaparecimento de Suzumiya Haruhi (Suzumiya Haruhi no Shōshitsu)
A grande pergunta que esse filme nos faz é se queremos realmente viver nossas vidas comuns ou se desejamos nos tornar especiais. A resposta pode desagradar a muitos e agradar a muitos outros, pois, num novo paralelo, é o oposto da mostrada por Kinoko Nasu. Temos uma coroação do que foi mostrado na série, uma verdadeira homenagem às atitudes insanas e ao modo de vida despreocupado e despretensioso. Não posso deixar de sentir que Tanigawa nunca pretendeu terminar Haruhi ali, afinal, essa é sua série mais lucrativa e encerrá-la de um modo tão melancólico e realista seria uma atitude ousada demais para ele.

Um comentário:

  1. Tinha que ter Haruhi no meio u.u
    (os outros são legais..sobretudo os do Ghibli)

    ResponderExcluir