terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Trânsito Manaus usa Google Maps Para Mapear Linhas de Ônibus

Através da busca do Google é possível ver os melhores itinerários, seja a pé, de carro ou de ônibus.
Por Thássius Veloso
Pena que, por ora, as informações sobre  itinerário vale para grandes capitais, como Rio e São Paulo. Em Manaus, uma empresa teve que colocar a mão na massa para disponibilizar dados sobre as linhas de ônibus da capital para os moradores.
Por trás da iniciativa está a Trânsito Manaus, responsável pelo Twitter @transitomanaus. São quase 20 mil seguidores que tomam conhecimento sobre as informações do trânsito na cidade por meio de um sistema colaborativo que utiliza até mesmo duas linhas de telefone celular para receber SMS. O próximo passo é determinar o itinerário das linhas de ônibus que cruzam a cidade. Por incrível que pareça, a prefeitura de Manaus não disponibiliza tais informações de forma unificada e de fácil acesso. 
Em conversa com o Steven Conte, diretor de inovação da Trânsito Manaus, sobre a iniciativa foi explicado que o Ônibus Manaus funciona como um sistema de busca, com trajetos de ida e volta do transporte público, com direito a mapas para visualizar o itinerário. 

De acordo com o ele, 65% dos mapas estão prontos, e o trabalho deve se concluir até o fim deste ano. Esse é só o começo de um grande projeto. “Em breve iremos agregar outras formas de busca ao serviço como busca por bairros, na qual você coloca o bairro em que está e para que bairro quer ir e ele informa as opções de linhas que fazem aquele trajeto.” Também está prevista a busca por logradouros ou por ponto de referência, garantindo uma espécie de mapeamento da capital. 
Para mapas, o Ônibus Manaus utiliza a tecnologia do Google. Dá até para baixar o arquivo .kml e depois abri-lo no Google Earth, a fim de ter as informações na sua máquina sem depender da internet.
Iniciativa bacana de um grupo de jovens que enxergam as falhas da administração pública e chegam junto tentando melhorar a vida do cidadão. O Ônibus Manaus é um projeto aberto para colaboração externa, em especial na confecção dos mapas. Qualquer um pode ajudar. E o auxílio é mais do que bem-vindo.
A empresa também mantém uma página no Facebook.
Adaptado de postagem original do site: Tecnoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário