A graphic novel jornalistica é o mais novo trabalho de Guy Delisle, autor de Pyongyang - Uma Viagem à Coréia do Norte (2007), Shenzen: A Travelogue From China (2006, ambos publicados no Brasil pela Zarabatana Books), e o recente Burma Chronicles (2010), ainda inédito no Brasil. A editora Drawn and Quarterly vendeu 60 mil copias de Pyongyang, que se tornou livro de referencia sobre a Coréia do Norte. O que me faz lembrar da palestra do Alexandre Callari sobre editoramento de livros, quando ele falou que um dos méritos de um autor e saber avaliar o momento certo de propor um livro a uma editora.
A Drawn & Quarterly informou ao site ICv2 que a primeira tiragem de Jerusalem sera de 30 mil cópias, o que já dá um ideia da popularidade dos travelogues de Delisle, que são obras frequentemente comparadas as dos escritores Bruce Chatwin e Paul Theroux. De forma similar a Chatwin, Delisle mistura opiniões pessoas e políticas para expressar suas impressões de forma simples, direta e recheadas de informações. Ele também se ocupa em, além de escrever sobre os lugares, também descrever as pessoas que os habitam.
A obra conta a visita do autor a Terra Santa durante a Operação Chumbo Fundido, as três semanas de incursões militares a Gaza em resposta aos ataques a mísseis feitas contra Israel e que resultaram na morte de mais de mil palestinos.
Fonte: site ICV2
Nenhum comentário:
Postar um comentário