quarta-feira, 30 de junho de 2010

Blog da Semana: Grupo Makkura

Mais uma indicação de Blog, e dessa vez, é de um velho conhecido dos otakus manauaras: O Grupo Makkura.
O Blog do Grupo Makkura promete ser mais que um canal de comunicação entre o grupo e o público, ele trará também notícias sobre o circuito Otaku Brasileiro.
O destaque atual do Blog é a Parada Cosplay. O evento que foi realizado nesse último final de semana. Houveram distribuição de brindes, trio elétrico, música e muita diversão para todos os que participaram.
Para os fãs de cultura japonesa de Manaus, este é um prato cheio de novidades e informação.

Mais informações: Blog do Grupo Makkura


Postado por Sarah Gabriela

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dixit

Publicado em 2008, o jogo de narrativa Dixit ganhou recentemente o prêmio Spiel des Jahres 2010.
O prêmio é maior honraria concedida à um jogo que tenha sido lançado na Alemanha, maior e, diga-se de passagem, o mais exigente mercado consumidor de jogos de tabuleiro atualmente. A revolução dos eurogames começou quando pais alemães deram o basta, desligaram as TVs e começaram a passar bons momentos com suas famílias.
Ele já havia sido nomeado o jogo do ano na Espanha e na França (seu país de origem).
Dixit promove bastante interação entre seus participantes: Em cada turno, um jogador é nomeado o narrador. Ele deve comprar 6 cartas ilustradas, escolher uma das ilustrações e contar uma história curta que envolva, de alguma forma, a temática daquela carta. Ao final do turno, o narrador mostra as 6 cartas que tinha em mãos para os jogadores que, um por vez, dizem ao narrador em qual das cartas eles acham que a história foi inspirada. Se alguém acertar a carta à qual o narrador teve como referência, ele e o narrador ganham 3 pontos. Caso nenhum ou todos os jogadores acertem a carta, o narrador não marca pontos e cada jogador ganha 2 pontos. O jogador ganha mais um ponto pra cada outro que escolher a mesma carta que ele. O jogo acaba quando não houverem mais cartas para serem compradas. Ganha o jogador com o maior número de pontos.
A arte do jogo é um caso à parte. As belíssimas ilustrações de Marie Cardouat dão graça e leveza ao jogo.
Uma partida dura, em média, 30 minutos. Dixit lembra bastante o Once Upon a Time (Era Uma Vez), outro jogo de narrativas, que também conquista críticas positivas e público em todo o mundo.

Para mais informações:



Postado por: Sarah Gabriela

domingo, 27 de junho de 2010

Jace vs Chandra Duel Deck em Versão Anime


O site
Mana Nation acaba de divulgar que a Wizards irá lançar uma Edição limitada do Duel Decks Jace vs Chandra em japonês.
O deck será idêntico ao americano, mas terá o texto escrito em japonês e as ilustrações dos planinautas Jace e Chandra serão redesenhadas em estilo anime. Infelizmente não consegui descobrir o ilustrador. Clique nas imagens para visualizar a arte.
Vale como item de coleção. Mas, se você se interessou, corra, pois o produto será lançado em edição limitada.

sábado, 26 de junho de 2010

SANA 10

10 anos de muita festa! É um ano de comemoração.
O SANA (Super Amostra Nacional de Animes) realizará em 2010 a sua 10ª edição. Desde o seu início, o evento é tido como referencial no país. Além de shows, muitos estandes, comidas japonesas, animes, mangás e cosplays fazem a alegria de seus visitantes.
A organização, o quadro de atrações e a atenção despendida ao público são a base para o sucesso do evento. A edição de 2010 receberá a todos com muitas atrações. A FCNB (Fundação Cultural Nipônica Brasileira) espera que o público aprecie bastante a grande estrutura que está sendo montada para receber a visita de todos durante 3 dias de evento. Além do público que acompanha o grupo a muito tempo, também são esperados aqueles que nunca compareceram ao evento ou a algum tempo não comparece as edições do SANA.
O concurso cosplay acontecerá no dia 16, apenas dois dias antes da final nacional, marcada para acontecer dia 18, em São Paulo. Os candidatos, portanto, já devem estar preparados para participar da final brasileira.



Atrações Internacionais
Exibições de Animações e Tokusatsu
Festival de Bandas
Campeonatos de Cosplay e o famoso WCS
Apresentações de Artes Marciais
Grande área de Jogos Eletrônicos
Card Games, Jogos de Tabuleiro, RPG: Mesas e Arenas
Palestras e Workshops
Tenda Eletrônica entre outras atrações.

INFORMAÇÕES:
Data: O SANA será realizado durante os dias 16, 17 e 18 de Julho.
Local: Centro de Convenções do Ceará.
Horário: Das 9hs às 19hs.
Para Saber mais: Site do SANA

Postado por Sarah Gabriela e Evaldo


JBC Tem Lançamentos em Julho

A editora JBC continua investindo em lançamentos e irá aumentar seu catálogo de títulos em julho. Serão três novos mangás:

MÄR, Märchen Awakens Romance
O mangá caracterizado pela temática centrada em contos de fadas.
Ginta Toramizu é um estudante de 14 anos, que é tido como um fracassado entre seus colegas. Um dia, sem aviso, ele descobre um portal para o mundo misterioso de Mär-Heaven, que ele já tinha visto antes em seus sonhos, mas nunca imaginou que fosse real. Neste mundo de conto de fadas, a fraqueza física de Ginta é substituída por uma força física superior, bem como uma incrível resistência.
A história tem várias mensagens positivas, já que Ginta se supera, mostrando que é capaz de atos inacreditáveis, desde que confie em si mesmo.
O mangá já é publicado nos Estados Unidos, França, Espanha, Singapura, Indonesia e Vietnam.


Rosario + Vampire
Tsukune Aono, um garoto comum, não entrou para o ensino médio devido às más notas na escola. Porém, seu pai, durante uma caminhada, vê um homem (por ele descrito como um sacerdote) deixar cair ao chão um documento. Ao pegá-lo, viu que se tratava de uma carta-convite ao portador para ingressar numa escola de ensino médio, a Youkai Gakuen. Sem dar ou pedir satisfações ao homem, leva o folheto para casa e o apresenta à esposa e ao filho como sendo a solução para o problema de Tsukune. Entretanto, a Youkai Gakuen é um internato para youkais (demônios), onde além dos conteúdos curriculares tradicionais os alunos são preparados para coexistir com os humanos e assim conseguirem sobreviver num mundo hoje dominado por estes últimos. Humanos não podem entrar nesta escola, e o regulamento prevê que qualquer um que ali pise seja imediatamente morto. Certo de que entrou ali por engano e temendo por sua vida, Tsukune tenta fugir da escola, mas decide ficar por se apaixonar por Moka Akashiya, uma bela vampira que também estuda ali. Ele decide permanecer, escondendo a sua natureza humana de alunos e professores. Ele também descobre que, quando o rosário em torno do pescoço de Moka é removido, a sua verdadeira natureza emerge.
A história se desenrola mostrando o amadurecimento dos personagens à medida que vão enfrentando uma série de desafios.

Blue Dragon: Secret Trick
Geralmente os mangás inspiram jogos de video game. No caso de Blue Dragon, o caminho foi inverso. O mangá é inspirado no jogo para XBox 360. Escrito por Ami Shibata (autora de Bucky).
A história é centrada em cinco amigos Shu, Jiro, Kluke , Zola, and Marumaro e sua jornada para derrotar Nene, o terrível governante do Grande Reino.
Blue Dragon: Secret Trick, diferentemente de seu sucessor Blue Dragon - Ral Ω Grad, segue o enredo do jogo que os inspirou, o que faz com que os fãs do game o prefiram, mesmo que a segunda versão conte com a arte de Takeshi Obata (Death Note, Hikaru no Go e Bakuman).

Os novos títulos ainda não tem data confirmada de lançamento.
Atualizado dia 15 de julho.
A Panini acabou de confirmar o lançamento de Blue Dragon:
e Rosário + Vampire:

Fontes:

Postado por:
Sarah e Evaldo

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Carcassonne Vs Puerto Rico (Parte 1)

Há algumas semanas escrevemos no blog a respeito de Descobridores de Catan. O jogo foi o maior sucesso de vendas na Europa e abriu as portas dos Estados Unidos para jogos de tabuleiro alemães.
Agora falaremos de outros dois jogos que junto com Catan formar a tríade dos Eurogames, Carcassonne e Puerto Rico.
Carcassonne foi criado por Klaus-Jürgen Wrede em 2000 e, desde lá, é um dos jogos mais vendidos do mercado. O jogo é composto de pequenas fichas de papelão que se interligam formando castelos murados estradas, mosteiros e campos. Os jogadores marcam pontos construindo estas estruturas na mesa e posicionando seus seguidores que, dependendo da posição podem se tornar: cavaleiros, ladrões, monges ou camponeses.
O nome do jogo é uma homenagem a cidade medieval de Carcassonne no sul da França, famosa por suas fortificações.
O grande atrativo do jogo é sua simplicidade combinada com a infinidade de possibilidades estratégicas. As regras são simples e podem ser ensinadas a crianças a partir de 10 anos.
Carcassone fez tanto sucesso que os meeples viraram o símbolo informal do jogos de tabuleiro alemães.
Desde seu lançamento já teve várias expansões que que introduzem novos elementos ao jogo.
Principais Expansões:
Inns & Cathedrals - Acrescenta novas fichas com estalagens e catedrais que aumentam os pontos por cidades e estradas além de meeples para um sexto jogador.
Traders & Builders - Acrescenta novos meeples e fichas que representam bens de consumo.
The Princess & The Dragon - Dragões e itens mágicos são acrescentados ao jogo.
The Tower - Além das muralhas, esta expansão permite que os jogadores construam torres em seus castelos.
Ao todo são mais de dez expansões que além de acrescentar elementos aumentam a duração das partidas de 30 mim, jogando a versão básica, até 2 horas, jogando com todas elas.
Carcassonne para Xbox 360 e Nintendo DS
Em julho de 2007 a Sierra lançou a versão digital de Carcassone que está disponivel para download no site da Xbox. Em 2009 a Nintendo anunciou a criação de uma versão do jogo para DS que deve ser lançado ainda este ano.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Van Canto

Normalmente quando vou indicar uma banda ou cantor procuro artistas cuja obra tem algo de original. Pois bem, esse não é exatamente o caso do Van Canto. A banda é mais uma das centenas de grupos alemãs que circulam no cenário metaleiro. o diferencial deles está mais para citação de rodapé que para algo de maior relevância. A banda é formada por cinco vocalistas e um baterista. O som foi batizado pelos próprios membros com A Cappella Metal.
O grupo se reuniu em 2006 e já lançou 3 álbuns. As influências mais perceptíveis da banda são o heavy Metal dos anos 80 e o Power Metal.
Mas, o que mais chama atenção na banda é o repertório muito bem composto. Vale a pena dar uma conferida.
E para conhecer mais do trabalho dos caras a página deles no My Space é muito bem construida e tem muitas informações interessantes.




Em busca do tempo perdido

"A felicidade e benéfica para o corpo, mas é o sofrimento que desenvolve as aptidões da mente"
Marcel Proust
Atualmente é cada vez mais comum a adaptação de obras de quadrinho para às telas dos cinemas ou séries de TV. Antes, eram comuns as adaptações de filmes e obras literárias para o formado dos quadrinhos. Algumas obras, no entanto, tiveram um caminho tortuoso nessa transposição.
Os críticos franceses armaram-se de todas as pedras ao alcance da mão quando foi anunciado que o publicitário Stéphane Heuet lançaria uma versão em quadrinhos de
Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (1871-1922). Era mexer em um vespeiro, pois se trata de uma das mais extraordinárias obras literárias de todos os tempos. Proust retratou a sociedade francesa com precisas observações da realidade, revelando o mais íntimo do mundo psicológico.
Como traduzir tamanho trabalho para o mundo dos quadrinhos?, questionavam os críticos, que só se acalmaram quando Heuet lançou
No Caminho de
Swann: Combray, o primeiro volume que foi lançado em 2003 no Brasil pela Jorge Zahar Editor. Esse volume é uma excelente porta de entrada para a Obra do autor.
Combray, a casa dos parentes, a deliciosa madeleine, a igreja de Santo Hilário, o perfume das pilriteiras, o sadismo, a hesitante vocação literária... Esse é o cenário inicial das aventuras e desventuras do Narrador de Em Busca do Tempo Perdido. Compilado de forma fiel ao texto original de Marcel Proust, permite ao leitor um contato direto com a sua obra. No fim do volume, informações, curiosidades e notas fornecem referências para a leitura.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eurogames Manaus

Hoje devíamos ter postado bem mais novidades, mas o dia foi corrido na loja, então, vamos a principal de-las. A Zona Negativa fechou uma parceria com a Saraiva Megastore do Manauara Shopping para realizar um dia de jogos de estratégia. E a principal atração serão os Eurogames.
Para quem é novo no blog ou ainda não visitou nossa loja, esse é o nome dado aos jogos de tabuleiro criados por designer alemães a partir da década de 80 e que espalharam-se pelo mundo a partir da década de 90. O termo Eurogame e mais comum no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos o termo mais usado para eles é German-Style Bord Game.
E o que difere os jogos alemães dos demais?
1º) Geralmente tem regras simples. Klaus Teuber, criador do Colonos de Catan, chegou a dizer em uma entrevista que um jogo que não pode ser explicado em 5 min não merece ser jogado.
2º) Tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos).
3º) Alto nível de interação entre os jogadores. Na Europa e Estados Unidos os Eurogames atraem cada vez mais jogadores pelo simples prazer que proporcionam de reunir um grupo de amigos para jogar.
4º) Elementos gráficos atrativos.
5º) Dão ênfase à estratégia e tem baixa dependência de sorte
6º) Pouco conflito direto entre os jogadores e utilizam pouco os temas militares. Alemães evitam temáticas militares em seus jogos. Para substitui-la muitas referências históricas. Muitos dos jogadores produzem disputas entre personagens ou classes sociais.
7º) Normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida. Mais chato que passar quatro horas jogando é ser eliminado logo no inicio do jogo e passar quatro horas vendo os outros jogarem.
Os jogos de tabuleiro voltaram com tudo e são uma tendência de lazer das mais agradáveis e educativas.
O evento acontecera no dia 4 de julho, domingo, das 14h00 as 19h00 no Espaço Cultural Thiago de Mello. Saraiva MegaStore no Manauara Shopping.
Entrada franca
Acompanhe o blog para saber mais e sexta feira dia 25 de junho publicaremos a lista completa dos jogos que estarão disponíveis para demonstração na Saraiva.
Para saber mais: Strategos e Game Analyticz
Informações sobre o evento: Blog da Zona Negativa e Site de eventos da Saraiva.
No Twitter: @znloja e @evento saraiva

Atualizado dia 28 de junho
Ainda não fechamos a lista completa dos jogos pois estamos esperando algumas novidades na loja esta semana. Já posso adiantar que teremos Descobridores de Catan de Klaus Teuber; Carcassonne e Mesopotâmia de Klaus-Jürgen Wredes.
A lista definitiva será postada aqui no blog na sexta-feira dia 2 de julho.
Lista de Jogos do evento
Jogos de Tabuleiro:
Carcassonne
Mesopotamia
The Settlers of Catan
Risk (Edição Revisada)
Lobisomens

CardGames:
Magic
Yu-Gi-Oh!
Pokémon
World of Warcraft


Jogo de Miniatura:
Heroclix


terça-feira, 15 de junho de 2010

Regras de Magic the Gathering

Magic:The Gathering possui dois tipos de regras: as Regras do Jogo que acompanham os Kits Básicos e as Regras de Torneio, que são as regras criadas pela DCI (Duelist Convocation Internacional) para serem usadas durante os torneios de Magic no mundo inteiro.
DCI é o órgão responsável pela criação e manutenção dos torneios de Magic: The Gathering no mundo todo, e também pelo cadastramento e manutenção do quadro de juizes.
No Brasil, a DCI é representada pela ABD (Associação Brasileira de Duelistas) responsável pelos torneios e juizes, dentro do território nacional. Quando um jogador participa de um torneio sancionado pela ABD, automaticamente ele entra no cadastro nacional e passa a fazer parte do Ranking Brasileiro de Magic e do Ranking Mundial de Magic que é administrado pela DCI, nos Estados Unidos.

Os torneios de Magic são divididos por “Tipos”:
* Torneio TIPO 1 (Clássico): torneio onde valem todas as séries de Magic, uma lista de cards banidos e restritos é usada para excluir alguns cards, que poderiam tirar o equilíbrio das partidas. É chamado de Clássico (em inglês, "Classic"). Mínimo de cards no Deck: 60
Coleções Permitidas:
- Nona Edição
- Décima Edição
- Mirrodin
- Darksteel
- Quinta Aurora
- Campeões de Kamigawa
- Traidores de Kamigawa
- Salvadores de Kamigawa
- Ravnica: Cidade das Guildas
- Pacto das Guildas
- Insurreição
- Frente Fria
- Espiral Temporal
- Caos Planar
- Visão do Futuro
- Lorwyn
- Alvorecer
- Pântano Sombrio
- Entardecer
- Fragmentos de Alara
- Conflux
- Alara Reunida
- Magic 2010
- Zendikar
- Despertar do Mundo
- Ascensão dos Eldrazi
Cartas Banidas
- Frasco do Éter
- Discípulo da Câmara
- Tampo de Adivinhação do Sensei
- Pinça Craniana
Torneio TIPO 1.5 (Clássico Restrito): torneio igual ao Tipo 1, porém a lista de cards restritos se torna uma lista de banidos. Chamado de Clássico Restrito (em inglês, "Classic-Restricted"). Mínimo de cards no Deck: 60.
* Torneio TIPO 2 (Padrão): torneio onde são usadas as expansões mais recentes (última série básica e dois Blocos dos últimos suplementos autônomos), atualmente, não possui uma lista de cards restritas ou de cards banidos. Este é o mais importante e, também, o mais comum tipo de torneio. Chamado de Padrão (em inglês, "Standard"). Mínimo de cards no Deck: 60
Coleções Permitidas:
- Fragmentos de Alara
- Conflux
- Alara Reunida
- Magic 2010
- Zendikar
- Despertar do Mundo
- Ascensão dos Eldrazi
*Nenhuma Carta Banida
* Torneio TIPO 3 (Limitado): torneio onde o jogador recebe uma quantidade limitada de cards (um Deck e dois Boosters, por exemplo), com as quais deve montar o seu Deck para jogar o torneio. Chamado de Limitado (em inglês, "Limited"). Mínimo de cards no Deck: 40. São divididos em três sub-tipos:

Cards Banidos e Restritos
Todas as Listas de Restritos e Banidos estão sujeitas a alterações. As listas mais recentes pode ser vistas aqui.



Informações compiladas do site da Editora Devir.

Editoras Japonesas e Americanas se Unem Contra a Pirataria de Mangás

Quando a Shonen Jump (a maior revista de
quadrinhos do Japão) sai nas bancas todo domingo (a edição semanal), uma corrida começa na internet entre os chamados scanlators para traduzir o material da revista. O tempo é um fator determinante nessa geração atual de tradutores que já foi apelidada pelo Inside Scanlation de Geração Jump. Isso porque títulos da editora como Naruto, Bleach e One Piece são famosos no mundo inteiro tornando-se os preferidos para a maioria dos tradutores. Quanto mais rápido esses títulos principais forem traduzidos, maior será a visitação dos sites dos scanlators, que se mostram indiferentes da qualidade do material final, o objetivo deles é conseguir acessos, e não estamos falando de algumas centenas ou milhares de visitantes por dia, falamos de acesso em escala mundial com grupos que parecem verdadeiras empresas.
Semana passada 36 editoras americanas e japonesas anunciaram a sua união contra a pirataria combatendo mais exatamente os grandes agregadores de scans, sites que possuem uma quantidade imensa de títulos vindos de diversos grupos de tradução diferentes.
O combate contra os scans foi muito discutido quando a dois meses atrás a Weekly Shonen Jump da editora Shueisha (uma das 36 editoras) fez um pedido em seu editorial que os leitores parem de contribuir com material pirata porque é ruim para o mangaká que lucra com suas criações. Misteriosamente após o pedido, grandes sites que distribuem os scans ainda não traduzidos (arquivos de qualidades variáveis mais conhecidos como Raw) passaram a não mais distribuir esse material. Um deles chegou a fechar, redirecionando seu link para a página da editora Shueisha.
Coincidência ou não, na mesma época alguns agregadores famosos por disponibilizar mangás japoneses traduzidos de forma totalmente online (outra moda comum dessa nova geração de scanlators para aumentar a velocidade de acesso aos capítulos ) como o One Manga e o Manga Fox, foram notificados pelo Google Adsense por possuir conteúdo pornográfico e proibido pelas leis americanas poucos dias depois. A alegação era a presença de vários mangás tachados com a categoria "maduro" contendo homossexualismo e cenas de sexo e abuso com menores. Lembrando que se a renda desses sites vem da publicidade, ter a conta cancelada desestimula o seu trabalho. E mais, se o Google está fazendo vista grossa agora e antes isso não era feito, alguém andou reclamando com a empresa...
Já foi a época em que todos os grupos especializados em scans eram apenas fãs interessados em divulgar o trabalho de seus autores prediletos. Lembro da época quando um mangá era licenciado no país do scanlator e ele parava automáticamente com seu trabalho. Seu público já seria capaz de ter o previlégio de ler seu autor de forma legal, então a idéia de "divulgação" já era desnecessária. Não se vê hoje tal iniciativa e a ausência dessa atitude é uma das principais alegações - mesmo daqueles que defendiam o quanto os scanlators ajudaram a divulgar os mangas pelo mundo - de que as coisas andam passando um pouco do limite.




Publicado originalmente no site: Ambrósia

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Versailles No Bara - Rosa de Versalhes

Quem acompanha o nosso blog sabe que nós nos preocupamos principalmente em transmitir cultura aos nossos leitores, através da indicação de livros filmes, sites, blogs etc.
Nossa sugestão de leitura da semana vai para um mangá.
Muitas pessoas criticam os mangás, achando que eles são puramente comerciais e vazios de conteúdo. Pois bem, lhes apresento Rosa de Versalhes (Versailles no Bara, no original).
O cenário é a França, antes e durante a Revolução Francesa. Existem três focos de narrativa: Maria Antonieta, a jovem rainha da frança e seu caso de amor com o conde sueco Axel von Fersen e a vida da personagem Oscar François de Jarjayes. O pai de Oscar, General Jarjayes, desesperado por não conseguir um filho (ele teve seis filhas), e decide criar a filha mais nova como um homem. Ele a treinou bem nas artes da esgrima, equitação, e combate medieval. Oscar muitas vezes praticava suas habilidades com seu melhor amigo, companheiro e (tecnicamente) servo, André Grandier, o qual ela quase sempre derrotava. André era o neto de sua babá e, portanto, passaram a maior parte da vida juntos; perto do fim da história, esta amizade se torna amor.
Oscar é a comandante da Guarda Real e responsável pela segurança de Marie Antoinette, assim como o resto da família real. A história gira em torno do crescente interesse de Oscar em como a França é governada e pelo sofrimento dos pobres. O caso de amor de Maria Antonieta também tem destaque já que o assunto era motivo de boatos por toda a França, pondo em risco a reputação da rainha e levando Oscar ao pedido do conde a deixar o país, para lutar ao seu lado na guerra pela independência da América.
O traço clássico de Shingo Araki (sim, o mesmo de Cavaleiros do Zodíaco), em conjunto com a rica pesquisa histórica da autora Ikeda Ryoko, tornam esse mangá Shoujo algo mais que "coisa de menina". O roteiro é rico, a história é envolvente e o tema central, a Revolução Francesa, chamam a atenção do leitor e o envolvem na atmosfera de aventura e emoção que corre em torno dessas duas mulheres, que lutaram, cada uma de sua forma, por seu país e por seus amores.






Postado por Sarah Gabriela

domingo, 13 de junho de 2010

VI Fantaspoa

De 2 a 18 de julho, ocorrerá em Porto Alegre a sexta edição do Fantaspoa. Serão exibidos 64 curtas e 74 longas-metragens, totalizando 138 obras na programação. Os filmes exibidos são do gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) e o grande objetivo é agradar não somente fãs desses gêneros específicos, mas apreciadores de cinema em geral.

O Fantaspoa tem a honra de trazer um total de 11 convidados estrangeiros para realizarem debates com o público. Dessa forma, o público espectador terá a oportunidade de conversar diretamente com profissionais relevantes e promissores da indústria cinematográfica.
A sessão de abertura do VI Fantaspoa será realizada às 19 horas no Cine Bancários, no dia 2 de julho, com exibição do filme “É Preciso Amar a Morte”, com a presença do diretor alemão Andreas Schaap. Nos final de semana dos dias 3 e 4 de julho, serão exibidos somente curtas-metragens, no Cine Bancários. Dos dias 6 a 9 de julho, o Fantaspoa ocupará as salas Cine Santander (O Fantástico Mundo Animado), Sala P.F. Gastal (Mostra de Documentários) e Cine Bancários (Mostra Luigi Cozzi, com filmes desse diretor italiano que será homenageado nesta sexta edição do evento e fará palestras diárias).
A partir 10 de julho, apresentaremos a Mostra Competitiva de Longas-metragens, com 37 filmes de 21 países. Todos os filmes foram lançados há no máximo 4 anos e muitos deles foram bastante premiados em festivais de cinema do mundo inteiro, tendo ótima recepção de público e crítica. Vale sempre ressaltar que todos os filmes da Mostra Competitiva não tiveram lançamento comercial no Brasil e a grande maioria não será lançada em cinemas, acentuando o caráter de exclusividade da programação do Fantaspoa. Consulte a programação clicando aqui.
O Fantaspoa traz, como atividade paralela, dois cursos teóricos ministrados pelo jornalista, pesquisador e crítico Carlos Primati. Os cursos “O Horror no Cinema Brasileiro” e “A Ficção Científica da Década de 1950”, terão 8 horas cada. Carlos Primati desenvolveu material inédito e exclusivo para apresentar no Fantaspoa. O segundo curso contará com a participação de Marcelo Severo, especialista no tema. Os cursos irão ocorrer na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, das 10:00 às 14:40, com 40 minutos de intervalo para almoço, nos dias 10, 11, 17 e 18 de julho. O valor individual de cada curso é R$60,00. Caso o interessado queira fazer os 2 cursos, o valor total é de R$110,00. Para informações sobre como realizar sua inscrição, entre em contato pelo e-mail nicolas@fantaspoa.com.

O valor dos ingressos será de R$ 5,00 (cinco reais) para todas as sessões de longas-metragens e R$ 2,00 (dois reais) para as sessões de curtas-metragens.

Fantaspoa no Twitter:
www.fantaspoa.com/twitter

Fantaspoa no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=40161183

Fantaspoa no Facebook:
http://www.facebook.com/people/Fantaspoa-VI/100000736974072

Fantaspoa no Myspace:
http://www.myspace.com/341902741



Publicado originalmente no site: http://www.fantaspoa.com/2009/fantaspoa/index.php

sábado, 12 de junho de 2010

Geração X

Segundo a Infopédia: "Geração, nas Ciências Sociais, e mesmo no âmbito de senso comum, o termo traduz, vulgarmente, a referência a um conjunto de indivíduos nascidos num mesmo tempo, que detêm uma experiência comum, e expressa uma determinada forma de encarar a vida e os seus problemas. A geração pode também ser entendida na base de um movimento cultural que emergiu em determinado momento da vida de uma sociedade, sem que isso tenha a ver com o tempo de nascimento daqueles que o representam".

Geração X, conhecida em inglês como Gen X, é o termo usado, principalmente em sociologia, para designar as pessoas nascidas entre 1961 e 1981. O termo também foi bastante utilizado na cultura popular.
O termo foi cunhado pelo fotógrafo
Robert Capa no início dos anos 50. E inicialmente foi usado como título de um ensáio fotográfico. Referia-se, inicialmente, a pessoas nascidas após a Segunda Guerra mundial.
O termo foi popularizado pelo escritor canadense Douglas Coupland em seu romance: Generation X: Tales for an Accelerated Culture, a respeito dos jovens dos anos 80 e seus estilos de vida.
No livro Generations de William Strauss e Neil Howe é cunhado o termo Geração 13, que era descrita como a 13ª geração americana após a independência do país.
As pessoas mais velhas tinham geralmente uma impressão negativa sobre os jovens desta geração que eram consideradas inteligentes, mas, pouco ligados a moralidade das gerações interiores.
Os jovens desta geração presenciaram o fim da guerra fria e, pelo menos no ocidente, um período de relativa paz e prosperidade econômica. Viveram a popularização dos computadores e o surgimento do videogame, da tv a cabo e da internet.
Outra característica desta geração e a baixa taxa de natalidade (comparado com as gerações interiores).
No campo da música os jovens deste periodo viveram o sucesso do rock (new wave, techno e punk rock, Heavy Metal, grunge/alternative rock) e o surgimento do Rap (gangsta rap, R&R e a cultura hip hop).

Livros para entender o período
Mate-me por favor
Larry McNeil e Gilliam McCain
Narra o nascimento do que hoje se chama punk, desde a Factory de Andy Warhol até o Max's Kansas City nos anos 60 e 70, chegando ao Reino Unido na década de 80.
"Mate-me, Por Favor" começa quando a famosas casa CBGB's e o ditrito de Bowery eram uma legítima terra de ninguém; revive os dias de glória do Velvet Underground, Ramones, MC5, Stooges, New York Dolls, Television e Patti Smith Group e disseca a morte do punk - quando este se torna manchete de jornais e uma nova onda para retardatários.
Em centenas de entrevistas com todos os personagens originais, incluindo Iggy Pop, Patti Smith, Dee Dee e Joey Ramone, Debbie Harry, Nico, Wayne Kramer, Danny Fields, Richard Hell e Malcolm MacLaren, penetra-se nos camarins e nos apartamentos para reviver o que começou nas entranhas de Nova York como uma pequena cena artística e se tornou um verdadeiro momento revolucionário da música.
Os autores Larry McNeil - que cunhou o termo punk - e Gilliam McCain apresentam a explosiva história do mais incompreendido fenômeno pop.

Psicopata Americano
Bret Easton Ellis
Lançado em 1991, passa-se em Manhattan na década de 80. A elite financeira tornou-se inatingível. Enquanto isso, os pobres, milhares deles, invadem as ruas. O confronto parece inevitável, com todo o horror que ele possa acarretar.
Patrick Bateman, yuppie obcecado por grifes e limpeza, jovem entediado que expressa sua verdadeira personalidade através de torturas e assassinatos, encarna um apocalipse ambulante que nem a sociedade que o gerou gostaria de abrigar. O que não o impede de permanecer impune.
O psicopata americano é, de certa forma, uma história à antiga, com fundo moral. Para isso escolheu deliberadamente chocar.
O livro foi adaptado para o cinema com Christian Bale no papel de Bateman.